15/10/2018 09:14:16 - Residência Médica: Santa Casa de Araçatuba abre processo seletivo para mais 18 vagas

Residência Médica:
Santa Casa de Araçatuba abre processo seletivo para mais 18 vagas

A Comissão de Residência Médica (Coreme) da Santa Casa de Araçatuba abre 18 novas vagas para as especialidades de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. As inscrições para preenchimento das vagas do terceiro processo seletivo dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba vão até 16 de novembro.

As inscrições podem ser efetuadas através do site da Zambini (www.zambini.org.br). Informações adicionais também podem ser obtidas no site da Comissão de Residência Médica (www.coremearacatuba.com.br). No ano passado, 128 candidatos participaram do processo seletivo.

O Processo Seletivo será realizado em duas etapas, programadas para o dia 05/12/2018 (quarta-feira). A primeira será uma prova com 80 testes de múltipla escolha que será aplicada no período da manhã, em local a ser confirmado. No período da tarde haverá análise curricular e arguição dos candidatos.

O Programa de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de Araçatuba têm como objetivo fundamental o progressivo aperfeiçoamento profissional e científico, bem como de habilidades e atitudes do médico nas várias áreas do conhecimento, com vistas à capacitação e qualificação que possibilitem o desempenho ético e zeloso da profissão. A carga horária semanal é de 60 horas semanais, sendo 80 a 90% de carga prática com atendimento de pacientes

O médico Rafael Saad, coordenador da Coreme explica que a Residência Médica da instituição “constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, com períodos de atividade e orientação determinados pelos supervisores pertencentes ao corpo clínico da Santa Casa”.

Especialidade

Vagas credenciadas pelo MEC

Duração do programa

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Ortopedia e Traumatologia

Pediatria

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Novidades

Com 32 médicos residentes nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem, a Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba formará em fevereiro de 2019 a primeira turma, num total de 10 médicos, dos cursos de Clínica Médica e Pediatria cuja duração foi de 2 anos.

A partir do ano que vem, a duração do curso da especialidade de Pediatria passa de dois para três anos de duração em todos os programas do país. O objetivo é proporcionar formação mais completa a esses profissionais.
Com as novas vagas abertas para a temporada 2019 a Residência Médica do hospital terá 40 médicos residentes a partir de primeiro de março de 2019, data que marca o início dos cursos.

Em 2020 a grade de cursos poderá ser ampliada em mais quatro especialidades.  O coordenador da Coreme, Rafael Saad informa que “já iniciamos o pedido de credenciamento para novos programas de residência médica na instituição nas áreas de Cirurgia Geral (3 vagas), Cardiologia (1 vaga), Neonatologia (1 vaga) e Medicina Intensiva Pediátrica (1 vaga)”.  Porém a autorização depende ainda de vistoria e autorização pelo Ministério da Educação. “Acreditamos que a disponibilidade dessas vagas acontecerá apenas em 2020”, prevê Saad.

DATAS PROGRAMADAS

EVENTOS PREVISTOS

01 de outubro de 2018 a 16 de novembro de 2018

Período de Inscrições ao certame

02 a 04 de outubro de 2018

Prazo para solicitação para isenção de taxa de inscrição

05 de outubro de 2018

Prazo para envio da documentação referente a taxa de isenção

19 de outubro de 2018

Divulgação da lista de deferimento e indeferimento das solicitações de isenção da taxa de inscrição

26 de novembro de 2018

Convocação para as provas objetivas e Arguição e Análise de Curriculum Vitae

05 de dezembro de 2018

Aplicação da Prova Objetiva aos candidatos regularmente inscritos

05 de dezembro de 2018 e 06 de dezembro de 2018*

Arguição e Análise de Curriculum Vitae dos candidatos presentes na prova objetiva, na parte da tarde do dia 05 de dezembro de 2018.

05 de dezembro de 2018

Divulgação do Gabarito Preliminar – Prova Objetiva

06 e 07 de dezembro de 2018

Prazo de Recurso ao Gabarito Preliminar

21 de dezembro de 2018

Divulgação da Classificação Preliminar e do Gabarito Oficial

26 e 27 de dezembro de 2018

Prazo de Recurso em face da Classificação Preliminar

04 de janeiro de 2019

Divulgação da Classificação Final

11 e 12 de fevereiro de 2019

Matrícula dos candidatos aprovados em Primeira Chamada

01 de março de 2019

Início da Residência Médica

*A arguição e análise de curriculum vitae somente será realizada no dia 06 de dezembro de 2018 caso seja necessário estender a etapa do dia 05 de dezembro de 2018.

Outras informações sobre os programas: www.coremearacatuba.com.br