Notícias


18/05/2018 21:34:46 - Secretário do Ministério da Saúde informa que Santa Casa de Araçatuba será Hospital-Escola

Em viagem por municípios da região, o titular da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, órgão vinculado ao Ministério da Saúde, Rogério Abdalla, esteve hoje na Santa Casa de Araçatuba em vistoria técnica. Um dos objetivos da visita foi avaliar se a instituição está habilitada para ser credenciado como Hospital Escola, denominação dada aos centros de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área de saúde. Isso garante melhores padrões de eficiência à disposição da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), programas de educação continuada e tabela diferenciada aos procedimentos prestados aos pacientes do SUS.

O grupo percorreu as instalações e conversou com responsáveis e membros de equipes dos diversos setores do hospital. Ao final da visita, o secretário informou que ficou “impressionado com a estrutura do hospital” e “ o credenciamento será oficializado ainda este ano”.

Abdalla orientou a direção do hospital sobre a documentação necessária e que deve ser encaminhada rapidamente para sua secretaria. O diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba disse que o pleito sobre a elevação da instituição em Hospital-Escola foi apresentado há um mês e “ a visita técnica do secretário é em resposta a esse pedido”.

O secretário esteve acompanhado do prefeito Dilador Borges, do deputado federal Fausto Pinato e da secretária municipal de Saúde Carmem Guariente, o secretário foi recebido pelo provedor da Santa Casa, Carlos Joaquim Rodrigues; o diretor técnico do hospital, Sérgio Smolentzov; o coordenador do Programa de Residência Médica, Rafael Saad; e a gestora de Assistência, Fernanda Contardi.

Participaram também do encontro, o médico Cleudson Garcia Montali, presidente da Unimed em Birigui, cidade anterior visitada pelo secretário e o superintendente do Plano Santa Casa Saúde, Fábio Baya.

Compartilhe: