Bem-vindo.
Busca:
  Resultado de Exames
Santa Casa
Diretoria Santa Casa
Divisão Médica
Alta Complexidade
Serviços Complementares
UTIs
Urgência e Emergência
Convênios
Hotelaria
Internações
Visitas
Alta Hospitalar
Voluntariado
Imprensa
Ouvidoria
Notícias
Links
Licitações
Resultado de Exames Laboratório
Curriculo Uso Interno
 
Dicas de Saúde
Veja a listagem completa de Dicas de Saúde
Câncer de próstata

Muitos homens sentem dores para urinar, apresentam jato urinário fraco e, até, sangramento, mas não procuram o médico para saber o que está acontecendo.Preferem ignorar esses sinais, que podem indicar a presença de doenças como o câncer de próstata.

Uma das recomendações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é que, ao perceber os sintomas, o paciente procure de imediato um médico.O diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenção. Porém, ainda existe muito preconceito a respeito do exame de toque retal e essa é  a maior preocupação dos especialistas do setor.

O câncer de próstata é o mais freqüente entre os homens e a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, com cerca de 9 mil óbitos por ano. Estima-se que mais de 400 mil homens com mais de 45 anos sejam portadores da doença, sem saber da sua existência.

Anualmente, são diagnosticados 40 mil novos casos. As campanhas promovidas pela SBU servem partasensibilizar e orientar a população masculina sobre os exames preventivos.

O toque retal e o exame de sangue conhecido como PSA (antígeno prostático específico) são as principais formas de detectar a doença. Os exames podem ser feitos gratuitamente nos hospitais credenciados à rede do Sistema Único de Saúde.

Os especialistas afirmam que, apesar de sua alta incidência, o câncer da próstata possui bom prognóstico de cura pela cirurgia convencional e, especialmente, pelas avançadas técnicas de tratamento que a cada dia ganham mais importância no combate à doença.
Para isso, é muito importante todo homem saber que precisa realizar a detecção precoce do tumor.

Abandone o machismo e viva muito mais, procure seu médico e faça um consulta. Quanto mais cedo detectar alguma alteração, melhor será o resultado do tratamento que será feito.

Ser “macho” não vai livrar nenhum homem da possibilidade de ter câncer de próstata, e deixar para depois, no próximo mês, ano que vem poderá ser tarde demais, e as conseqüências são trágicas.

O QUE É A PRÓSTATA: A próstata é uma pequena glândula só encontrada no homem. Com o tamanho de uma castanha, está localizada logo abaixo da bexiga, na parte inicial da uretra.
Sua função principal é colaborar com a reprodução humana porque produz substâncias que sairão juntamente com o esperma e permitirão aos espermatozóides sobreviverem e atingirem o óvulo feminino.

O CÂNCER :As causas do câncer de próstata ainda são desconhecidas. Suas razões têm a ver com a idade (quanto mais velho, maior a probabilidade), hormônio (testosterona), histórico familiar, raça (maior incidência no homem negro) e os hábitos alimentares .

SILENCIOSO :O câncer de próstata não causa qualquer sintoma em seu início, justamente na fase em que pode ser curado. Quando já está em estado avançado pode interromper o canal da uretra, fazendo o homem sentir dores ao urinar ou ejacular. Por isso é necessário o exame periódico a partir de 45 anos. A presença de sangue no sêmen ou na urina e dor na parte inferior das costas, quadris e coxas, são outros sintomas da doença.

Exames preventivos

Toque retal - Os homens, a partir dos 40 anos, deve realizar o exame de toque retal pelo menos uma vez por ano. Neste exame, o médico pesquisa o tamanho, consistência, pontos endurecidos dolorosos e mobilidade. O reto é a única via natural de acesso para tocar na próstata. Este toque serve para se fazer o diagnóstico precoce do tumor e se encontrado após tratamento cirúrgico, leva à cura em grande número de casos.

PSA - Significa antígeno prostático específico, um exame realizado no sangue do paciente. Trata-se de um antígeno específico da próstata, podendo estar normal ou aumentado tanto no adenoma benigno da próstata quanto no câncer da próstata, sendo que neste último, na maioria das vezes, está aumentado. O PSA não substitui o Toque Retal, pois pode acontecer variações e existem fatores interferentes que podem mascarar o resultado. A realização do Toque Retal em conjunto com o PSA é a melhor estratégia. Pode ser feito ainda a ultra-sonografia e outros mais sofisticados se o médico achar necessário.

DIAGNÓSTICO: A identificação da doença se dá principalmente pelo exame de toque retal conjugado à biópsia. A dosagem sangüínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) também pode acusar o câncer, no entanto, em 20% dos casos o PSA não aponta a doença.

TRATAMENTO:Depende de vários fatores, como estágio da doença, idade do paciente, concomitância com outras doenças ou condição clínica do paciente. São quatro as modalidades de tratamento que podem ser utilizadas de formas isoladas ou combinadas em diferentes estágios da doença: observação, cirurgia, radioterapia e braquiterapia.

CONSEQUÊNCIAS :As doenças da próstata são freqüentes ao longo da vida do homem. Se não forem diagnosticadas a tempo, podem trazer seqüelas, como infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo ocasionar a morte.


Página Anterior
Santa Casa de Araçatuba: Geral (18) 3607-3000 / Informações (18) 3607-3022