Bem-vindo.
Busca:
  Resultado de Exames
Santa Casa
Diretoria Santa Casa
Divisão Médica
Alta Complexidade
Serviços Complementares
UTIs
Urgência e Emergência
Convênios
Hotelaria
Internações
Visitas
Alta Hospitalar
Voluntariado
Imprensa
Ouvidoria
Notícias
Links
Licitações
Resultado de Exames Laboratório
Curriculo Uso Interno
 
Dicas de Saúde
Veja a listagem completa de Dicas de Saúde
Gripe e resfriado

Secreção nasal e tosse. Alguns sintomas são semelhantes, mas não faça confusão: gripe e resfriado são doenças bem distintas. O resfriado é causado por vários vírus, entre eles rinovírus e adenovírus, e apresenta sintomas mais brandos. O mais comum é o nariz escorrendo e espirros, que podem estar associados à tosse. Já a gripe é uma infecção do trato respiratório provocada pelo vírus influenza, com febre, “moleza” no corpo e dor muscular generalizada.
       

Os dois problemas de saúde atingem pessoas de todas as idades, especialmente as crianças, que são os alvos mais vulneráveis, pois têm um sistema imunológico em formação e por isto estão mais susceptíveis a infecções, entre elas as respiratórias.A lista de pessoas mais propensas às duas doenças – especialmente a gripe – inclui também pacientes portadores de alergia respiratória, que apresentam transtornos como sinusite crônica, rinite e asma, e os que se encontram com baixa imunidade.
 

Outra semelhança entre as duas doenças é a transmissão pelas vias aéreas, que se torna mais freqüente durante o inverno época que possibilita maior aglomeração de pessoas em lugares fechados nesta época do ano, o que facilita a transmissão do vírus. Os mecanismos locais de defesa do trato respiratório podem estar reduzidos devido a temperaturas muito baixas.
 
O tratamento das duas doenças também varia de um caso para outro, uma vez que ambas são causadas por vírus, sujeitos a mutações. Repouso e medicação analgésica para dor ou febre são utilizados para aliviar os sintomas. Em algumas situações, o médico pode prescrever o uso de descongestionantes orais ou tópicos.
 
Para prevenir a gripe e o resfriado, recomenda-se algumas medidas que ajudam a reduzir as chances de transmissão dos vírus, entre elas manter ambientes arejados e evitar aglomeração em locais fechados, principalmente quando existem pessoas com sintomas de infecção viral respiratória, como nariz escorrendo, tosse e espirros.
 
No caso, da gripe, o médico cita outra estratégia eficaz de prevenção: a vacina, que protege contra as infecções causadas pelo vírus influenza, mas não contra as infecções mais brandas, como o resfriado.

 

Deve ser aplicada anualmente, preferencialmente nos meses que antecedem o inverno (maio e junho no Brasil)", recomenda. Segundo os especialistas, todos acima de 2 anos de idade podem se vacinar, mas a indicação principal são adultos com mais de 60 anos, pessoas com problemas cardiológicos ou com doença crônica pulmonar, entre outras. Pacientes imunodeprimidos só deve m se vacinar sob a orientação de seu médico.

     

 IMPORTANTE
Somente um médico pode diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

 

Página Anterior
Santa Casa de Araçatuba: Geral (18) 3607-3000 / Informações (18) 3607-3022