- Santa Casa é escolhida a melhor experiência de gestão de SP

A Santa Casa de Araçatuba foi a campeã na categoria sustentabilidade, do Iº FORUM Sustentáveis, realizado ontem (12/3) em São Paulo. A Santa Casa de Araçatuba venceu com  o case  " A Criação de Corpo Médico Através da Padronização de Pagamentos".

O evento foi organizado pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) em comemoração ao terceiro de ano de vigência do Programa Santas Casas Sustentáveis.

O programa foi criado pelo governador Geraldo Alckmin em 2013, para garantir atendimento de qualidade e humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde.  O "Sustentáveis" oferece apoio financeiro que corresponde em média a 40% da defasagem da tabela SUS, subfinanciamento que até 2013 impossibilitava os hospitais de cumprir as pactuações do convênio.

A Santa Casa de Araçatuba apresentou três cases  e concorreu com 22 hospitais. Ao todo, os participantes apresentaram 69 trabalhos nas categorias Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente, Qualificação da Gestão e Sustentabilidade.  Os trabalhos foram apresentados no final de fevereiro e foram avaliados e classificados pelo CEALAG (Centro de Estudos Augusto Ayrosa Galvão) da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.

Os avaliadores classificaram os trabalhos nas condições: menção honrosa que correspondeu às segundas e terceiras colocações de cada categoria e experiência exitosa, os trabalhos classificados em primeiro lugar de cada um dos três módulos.

A Santa Casa de Araçatuba venceu na categoria Sustentabilidade, através de case sobre a criação de um Corpo Médico através da implantação, ocorrida há três anos, de um sistema de chamamento público e padronização de pagamentos para contratação de serviços médicos prestados aos usuários do SUS.  A Santa Casa de Piracicaba e a Santa Casa de Marilia venceram respectivamente nas categorias Qualificação da Assistência e Segurança do Paciente, Qualificação da Gestão.

Para o médico Sérgio Smolentzov, diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba, a premiação amplia a visibilidade do hospital em toda a rede gestora e prestadora de saúde pública do Estado de São Paulo. “É mais um bom exemplo de boa gestão dos recursos públicos pela Santa Casa de Araçatuba. Os trabalhos foram analisados e classificados de forma justa e o prêmio equivale a uma copa do mundo da Saúde; temos mesmo que comemorar”, definiu Smolentzov.

A boa experiência com os recursos do "Sustentáveis", pela Santa Casa de Araçatuba poderá servir de modelo em toda a rede de hospitais que também recebem o incentivo financeiro do Governo do Estado. “ Durante a apresentação dos vencedores, o diretor do CELAG sugeriu ao secretário da Saúde David Uip a implantação da modalidade de Araçatuba em todo o Estado São Paulo”, informa Smolentzov. O diretor do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, Silvio César Santos Órfão também convidou a Santa Casa de Araçatuba para expor o case vencedor em futura reunião dos gestores das 40 cidades que integram a base territorial do DRS II.

O provedor da Santa Casa de Araçatuba, Carlos Joaquim Rodrigues considerou a premiação “um feito histórico do hospital e exemplo da excelente capacitação de nossos colaboradores, que na gestão do administrador Fábio Blaya instituiu juntamente com o doutor Sérgio, um novo sistema de negociação dos serviços médicos”.  Rodrigues prevê que esta conquista relevante “vai fortalecer ainda mais a Santa Casa de Araçatuba junto à Secretaria Estadual da Saúde e Ministério da Saúde”.

Para o diretor do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II), Silvio César Santos Órfão, a premiação da Santa Casa de Araçatuba representa “o reconhecimento da forma de gestão que vem sendo implantada pelo hospital desde 2013. Com os recursos do Sustentáveis, a Santa Casa se organizou e se reinventou para atender as demandas regionais, principalmente na alta complexidade”.  Órfão destacou que ao implementar sua gestão, “a Santa Casa se preparou para enfrentar a crise que assola o setor da Saúde usando como ferramenta principal, a sustentabilidade e tem sido motivo de orgulho para o Departamento Regional de Saúde de Araçatuba”.

Premiação

O anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios aconteceram na segunda-feira (12/3) no Centro de Convenções Rebouças, durante o Iº FORUM SUStentáveis, que reuniu aproximadamente 1000 profissionais dos vários hospitais associados à FEHOSP.

Estiveram presentes na solenidade de premiação o secretário de Saúde do Estado de São Paulo David Uip, o secretário da Saúde da capital paulista Wilson Pollara na gestão do qual o Programa Santas Casas Sustentáveis foi implantado, o presidente da Fehosp, Edson Rogatti, o deputado estadual Itamar Borges (PMDB) e o deputado estadual Marco Vinholi (PSDB). Araçatuba foi representada por Silvio Órfão, diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS II).

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba foi representada pelo vice-provedor João César Bedran de Castro, pelo secretário Antonio Carlos Mullon. O hospital foi representado por gestores de vários departamentos e pelo diretor técnico do hospital Sérgio Smolentzov, autor dos três cases produzidos em parceria com a enfermeira Fernanda Contardi, o economista Valdeci Teodoro Pereira e a técnica em humanização Sandra Serapião Garcia.