UTI'S

Unidade de Terapia Intensiva

Centro regional de atendimento de alta complexidade, a Santa Casa de Araçatuba possui 4 unidades de terapias intensivas (UTIs): Unidade de Terapia Semi-Intensiva, UTI Geral, UTI Coronariana  e UTI Neonatal, que totalizam 41  leitos para atendimento de pacientes com patologias graves. As UTIs concentram recursos técnicos, científicos e humanos.

 

      Entre as tecnologias estão: respiradores artificiais, aparelhos para monitoração do ritmo cardíaco, pressão arterial e a oxigenação sangüínea, entre outros. Possui também bombas de infusão para o controle rigoroso do gotejamento de soro e medicamentos.

 

     Os pacientes são atendidos de forma global por uma equipe multidisciplinar, formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista e serviços auxiliares.

UTI CORONARIANA

       A UTI Coronariana é voltada ao tratamento intensivo de pacientes portadores de doenças cardiovasculares (doenças isquêmicas do coração; distúrbios do ritmo cardíaco, como arritmias cardíacas, e a insuficiência cardíaca). Possui 10 leitos e recebe os pacientes que fazem angioplastia e cirurgia cardíaca.
  

   A unidade possui um monitor cardíaco por leito; desfibrilador e aparelho de respirador artificial.

    A UTI Coronariana fica no primeiro andar, ao lado da Hemodinâmica, com funcionamento 24 horas e uma equipe composta por oito cardiologistas e três enfermeiros.

UTI Geral

       Atende a pacientes clínicos e cirúrgicos que necessitam de cuidados especiais. A unidade possui profissionais com formação específica em Terapia Intensiva e estrutura para monitoração permanente dos pacientes: aspiradores, aparelhos de monitoração eletrocardiográfica contínua, monitoração não-invasiva de pressão arterial e oximetria de pulso.

UTI Neonatal

     A Santa Casa de Araçatuba possui Unidade de Terapia direcionada a neonatos portadores de patologias que exigem cuidados especiais. A unidade possui 17 leitos, equipe multidisciplinar, especializada em neonatologia, e conta com apoio de exames complementares, laboratoriais e radiológicos, 24 horas.

     

     Além de respiradores, monitores cardíacos e de oxigenação, entre outros aparelhos, a UTI dispõe de incubadora especial para o transporte do bebê da sala de parto até o setor.