03/03/2022 11:59:21 - Câmara de Araçatuba aprova voto de aplauso a colabora Neuzinha por 60 anos de trabalho na Santa Casa

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta quarta-feira (2/3) voto de aplausos a auxiliar de enfermagem Neuza Rodrigues Lopes, pelos 60 anos de trabalho ininterruptos na Santa Casa de Araçatuba.

A honraria foi apresentada pelo vereador Antonio Edwaldo Dunga Costa (DEM) e foi aprovada por unanimidade dos vereadores.

No discurso de justificativa de apresentação da moção, o vereador Dunga Costa enalteceu as qualidades profissionais de Neuzinha, como nossa colaboradora é carinhosamente chamada.

O vereador classificou os 21.900 dias trabalhos na instituição como “uma referência aos trabalhadores de todas as profissões; um exemplo de dedicação e respeito à empresa; e uma reposta viva de que eficiência profissional rima com amor ao próximo e à empresa”.

Dunga Costa também disse “ser uma honra homenagear alguém que representa a força, determinação e carinho próprios das mulheres e dos profissionais de saúde”.

Vários vereadores fizeram uso da palavra, dentre os quais, Gilberto Batata Mantovani (PL), Nelsinho Bombeiro (PV), Regininha (Avante), que destacaram as qualidades profissionais e o perfil humano da homenageada.

A moção foi entregue em solenidade informal realizada no plenário da Câmara de Vereadores e da qual participaram familiares da homenageada e colaboradora da Agência Transfusional, dentre quais Lorine Cesário, gestora do setor.

60 anos de trabalho

Neuza Rodrigues Lopes tinha 18 anos quando mudou de Guararapes para Araçatuba juntamente com seus pais e irmãos.  Na antiga cidade, ela havia trabalhado por um bom tempo com o médico Francisco Galhardo, experiência que a inspirou procurar a Santa Casa de Araçatuba para tentar conseguir um emprego.

Começou a trabalhar em 14 de fevereiro de 1962 e foi registrada em 1 de maio daquele mesmo ano. Em pouco tempo se destacou no Banco de Sangue, hoje denominado Agência Transfusional, um dos serviços essenciais do hospital.

Durante todos esses anos, sua tarefa foi coletar sangue de pacientes que necessitavam de transfusões e levar à para tipificação, analise indispensável para o Banco de Sangue encaminhar o tipo correto de sangue ou plaquetas que o paciente necessitava.

Percorria com agilidade os vários e imensos corredores que separam a agora Agência Transfusional das alas de internação dos cinco andares das duas torres do hospital, do Pronto Socorro, do CTO, do Hospital do Rim, ou onde tiver um paciente que precisa de uma transfusão de sangue. “Sempre soube que a rapidez do nosso trabalho também faria a diferença no sucesso do tratamento e na luta para salvar a vida de pacientes graves”, define Neuzinha.

Há alguns anos, ela passou a exercer funções internas na Agência Transfusional e a experiência obtida em 720 meses de trabalho na Santa Casa de Araçatuba e 40 anos de trabalho como auxiliar de laboratório no Adolfo Lutz, unidade laboratorial da Secretaria de Estado da Saúde, fazem a diferença nas rotinas do trabalho.

Casada com o senhor Nelson Lopes Olier, Neuzinha tem dois filhos: Luiz Henrique Rodrigues Lopes e Marco Aurélio Rodrigues Lopes, e um neto: Miguel.

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba, através do provedor Claudionor Aguiar Teixeira e todos colaboradores parabenizam Neuzinha pela homenagem e destacam a gratidão de todos, incluindo pacientes que ela atendeu em mais de meio século de trabalho.