Notícias


09/12/2022 06:16:35 - Dia de Doar: Arrecadação ultrapassa R$ 66 mil, e garante troca de poltronas do CTO

A primeira participação da Santa Casa de Araçatuba no Dia de Doar rendeu R$ 66.494,69. Do total arrecadado, R$ 63.294,69 são provenientes de doações em dinheiro creditado para a instituição através de pix, transferências bancárias e entregue à Comissão de Captação de Recursos. Os R$ 3.200,00 que complementaram a arrecadação até quinta-feira (8/12) são referentes a uma poltrona adquirida pelo Rotary Club Araçatuba Bandeirantes.

O Dia de Doar é um movimento criado para promover a generosidade e  disseminar a cultura de doação. A campanha é realizada na última terça-feira do mês de novembro em vários países do mundo e, há pelo menos cinco anos, vem se consolidando no Brasil. Neste ano, a ação ocorreu no dia 29.

A Santa Casa de Araçatuba aderiu à campanha com o intuito de trocar 20 poltronas utilizadas no Centro de Tratamento Oncológico (CTO)  por pacientes em quimioterapia. Devido a muitos anos de uso, as poltronas perderam estofamento e o mecanismo para regulagem de posição. 

O CTO é a porta de entrada de pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de câncer encaminhados ao Serviço de Oncologia pelos 40 municípios para os quais a Santa Casa de Araçatuba é referência em atendimento oncológico. Em novembro, estavam em tratamento na unidade, 1.023 pessoas, das quais 78 crianças. Neste ano, a média mensal de casos novos variou de 60 a 75. 

Com déficit mensal de aproximadamente R$ 350 mil decorrente de uma demanda muito acima do teto estabelecido pelo SUS para atendimento (400 pacientes mensais),  o hospital não tem conseguido investir na logística do CTO e depende de doações para garantir mais conforto aos pacientes. 

“O Dia de Doar foi uma oportunidade importante dentre as ações para melhorias que estamos realizando com apoio da comunidade e da Campanha de Combate ao Câncer que, além de investir em ajuda aos pacientes, auxilia também na estrutura”, explicou Petrônio Pereira Lima, provedor do hospital.

Doações
A campanha do Dia de Doar  foi lançada pela diretoria do hospital em 24 de novembro. A meta anunciada foi de R$ 64 mil, quantia necessária à compra das 20 poltronas. O valor individual cotado e negociado é de R$ 3.200,00.

As doações começaram a ser feitas já no dia de lançamento, registraram volume mais intenso no dia 29 e permaneceram até  quinta-feira (8/12). No total, a campanha teve 140 doadores  que participaram com quantias que variaram de R$ 10,00 a R$ 16 mil. 

“A campanha teve êxito surpreendente. Superamos a meta inicial para a compra de novas poltronas. O  objetivo principal, que é  oferecer mais conforto aos pacientes do CTO, repercutiu junto à sempre generosa comunidade de Araçatuba e até de cidades de outras regiões e de outros estados que responderam rapidamente, doando valores para uma ou mais poltronas. Nossa palavra nesse momento é gratidão a todos os corações generosos que estão proporcionando esse conforto”, afirmou o  provedor.

Ao agradecer a todos que participaram independentemente do valor, “pois tão importante quanto a quantia é o ato de ser útil à um objetivo comum”, Petrônio Lima citou o empresário Chaim Zaher que doou cinco poltronas; o grupo de voluntários Ombro Amigo, que doou R$ 6 mil; além do Rotary Araçatuba Bandeirantes, da Araparq e o empresário Fernando Daud, da empresária Sonia Maria Calil Otoboni, do Conselho de Veneráveis e Ex-Veneráveis da Maçonaria, do dentista João César Bedran de Castro e da Loja Maçônica Moderna, cada um deles com a doação de uma poltrona. 

Os doadores Roque Agnaldo Barreto, Roberta Rampim e Campanha de Combate ao Câncer contribuíram com  quantias próximas ao valor integral de uma poltrona.  

Na próxima semana, a diretoria da Santa Casa de Araçatuba vai fechar a compra com a Hospimetal que apresentou o melhor preço do modelo cotado. A entrega deverá ser feita em 40 dias após o fechamento do contrato.

A empresa ofereceu ao hospital avaliação das 20 poltronas que serão retiradas do CTO e reforma a preço de custo das unidades em condições de serem recuperadas. Com isso, o CTO passará a ter uma reserva tanto para substituições que sejam necessárias quanto para a expansão dos atendimentos prevista para 2023, em resposta à reivindicação já apresentada pela diretoria da Santa Casa de Araçatuba à Secretaria Estadual de Saúde para aumento do teto de custeio dos atendimentos oncológicos.

Visibilidade
Para o provedor Petrônio Lima, o êxito da campanha é resultado da visibilidade que o Dia de Doar para Santa Casa de Araçatuba conquistou junto à imprensa  de Araçatuba.  "Agradecemos de forma sensibilizada a todos os veículos de comunicação que divulgaram nossa campanha jornalisticamente  e até com inserções em seus espaços comerciais”.

Ele se refere aos jornais Folha da Região, O Liberal Regional, aos portais de notícias Hoje Mais Araçatuba, Regional Press, 018 News, Araçatuba em Foco e Araçatuba Acontece; às emissoras de rádio Cultura FM, Viva, Band e Club, e de televisão, SBT Interior,  Record TV e Band TV. 
"Sem essa doação dos dirigentes e profissionais desses veículos e o empenho dos apresentadores, repórteres e editores, dificilmente teríamos o mesmo alcance”, afirma Petrônio Lima que também destacou o prefeito Dilador Borges, a primeira-dama Deomerce Damasceno e o apresentador Carlos Hernandes que gravaram vídeos e publicaram em suas redes sociais  convocando seus seguidores a fazerem doações.

O provedor ressaltou a participação de Zilá Moreira, coordenadora voluntária do Doa Araçatuba, que integra a plataforma nacional do Dia de Doar, que assessorou a diretoria do hospital na estruturação da campanha. 
“O resultado obtido pela Santa Casa de Araçatuba no Dia de Doar é um exemplo de que fazer da maneira certa dá certo. A instituição teve poucos dias para estruturar a campanha, mas a realizou com seriedade e empenho pessoal da diretoria e de colaboradores. Nós, da campanha nacional, ficamos felizes pela meta atingida e, principalmente, pela mobilização da comunidade e dos meios de comunicação em relação à generosidade e à cultura de doação, que são os objetivos da campanha”, afirmou Zilá Moreira.


Compartilhe: