10/05/2022 09:23:17 - Diretoria resgata utilização do Brasão da Santa Casa de Araçatuba;video explica significado

Como parte das comemorações dos 95 anos da Santa Casa de Araçatuba, a diretoria da instituição resgatou a aplicação do brasão do hospital em toda a papelaria e peças de divulgação institucional.

Neste vídeo é possível conhecer o significado do  desenho criado para identificar o então Hospital Sagrado Coração de Jesus, que a partir dos anos 90 ganhou a denominação Santa Casa de Araçatuba.

O brasão reporta a origem de todas as instituições hospitalares de misericórdia criadas no Brasil sob a denominação de santas Casas: Portugal, país em que foi criada a primeira Santa Casa que se tem noticia na História.

A Santa Casa de Lisboa foi a primeira instituição e certamente deu origem às milhares de coirmãs existentes hoje no Brasil e em países colonizados e/ou de origem portuguesa. Ela foi criada em 1.498, dois anos antes da descoberta do Brasil, por intervenção da rainha Dona Leonor e apoio do rei Don Manuel II.

A origem da Santa Casa de Araçatuba segue o mesmo roteiro histórico. A instituição foi fundada em 20 março de 1927 por um grupo de imigrantes portugueses radicada em Araçatuba, sob a liderança do pioneiro José Cardoso da Silva. Ele foi primeiro provedor do então recém-criado Hospital Sagrado Coração de Jesus.

O objetivo do grupo era iniciar a construção de um hospital em uma área de 24.500 metros doada pelos portugueses, para implantar na cidade que os acolheu, uma Casa de Misericórdia, modelo que predominava em Portugal, para oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos doentes carentes de Araçatuba. A instituição nasceu sob a denominação “Hospital Sagrado Coração de Jesus”

Assistam ao vídeo e conheçam as explicações técnicas e históricas sobre o brasão