03/09/2012 - Meningite: conhecer os sintomas e tratamento ajuda a salvar vidas
Meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges, ou seja, as membranas vertebrais que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. A meningite viral é mais leve, além de ser autolimitada, o que quer dizer que ela age como se fosse uma virose, tratada com analgésicos, com começo, meio e fim. Porém, quando atinge crianças, idosos e imunodeprimidos podem levar à morte.
Já a meningite meningocócica, é altamente contagiosa e mais grave. É o tipo mais preocupante das meningites, pois pode levar à morte em menos de 48 horas. Segundo o médico infectologista Fábio Bombarda, pessoas quem tem a imunidade baixa, geralmente devido à quimioterapia ou Aids, por exemplo, correm o risco de serem contaminados com a meningite por fungos. Esses fungos originam-se no líquido cefalorraquidiano existente na coluna lombar, é o mesmo líquido usado no exame que diagnostica a doença, através de uma pulsão, o exame liquor.
Os sintomas mais comuns, de acordo com Bombarda, , que são parecidas com picadas de pernilongo. A vacina existente contra a meningite é o trio de doses (bivalente, tetravalente e monovalente) aplicadas em crianças de até dois anos, ou pacientes imunodeprimidos.
O especialista destaca a importância da atenção aos sintomas para um diagnóstico precoce e eficaz. “Quando os sintomas forem notados, a automedicação deve ser descartada, pois alguns remédios podem agravar o quadro clínico”, explica.