Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Tala
Instrumento ortopédico utilizado freqüentemente para imobilizar uma articulação ou osso fraturado. Pode ser de gesso ou material plástico.
Tamponamento
Oclusão (fechamento) com tampão.
Taquicardia
Aumento da freqüência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações (ver).
Tecido
Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
Tendinite
Inflamação de um tendão. Produz-se em geral como conseqüência de um traumatismo. Existem doenças imunológicas capazes de produzir tendinite entre outras alterações.
Teleangiéctasia
Dilatação dos capilares situados superficialmente na derme. Tornam-se visíveis com aspecto tortuoso.
Tendão
Tecido especializado, através do qual os músculos transmitem sua força.
Tendinite
Inflamação do tendão.
Terapia Ocupacional
Tratamento destinado à recuperação das atividades habituais, em casos de doenças neurológicas, ortopédicas etc., com profissional habilitado, não médico (Terapeuta Ocupacional).
Tétano
Toxinfecção produzida por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Esta, ao infectar uma ferida cutânea, produz uma toxina (tetanospasmina) altamente nociva para o sistema nervoso que produz espasmos e paralisia dos nervos afetados. Pode ser fatal. Existe vacina contra o tétano (antitetânica) que deve ser tomada sempre que acontecer um traumatismo em que se suspeita da contaminação por esta bactéria. Se a contaminação for confirmada, ou se a pessoa nunca recebeu uma dose da vacina anteriormente, pode ser necessário administrar anticorpos exógenos (de soro de cavalo) contra esta toxina.
Teratoma
Tumor embrionário composto de tecidos derivados das 3 camadas germinativas e localizadas em órgãos e regiões onde normalmente não deveriam estar presentes.
Terminal
Paciente cujo prognóstico está fechado, para qual não há perspectiva de cura.
Teste de função pulmonar
Avaliação de volumes, capacidades e fluxos pulmonares.
Testes Ergométricos
Eletrocardiograma de esforço.
Testículo Retrátil
Testículo que fica ora na bolsa escrotal ora na região inguinal.
Tinnitus
Zumbido no ouvido.
Tique
Movimento involuntário, estereotipado, que pode afetar os músculos da face. Pode fazer parte de distúrbios neurológicos ou psiquiátricos, como pode também ser apenas devido à ansiedade ou a outras causas.
Tireóide
Glândula localizada na região do pescoço responsável pela produção de hormônio tireoidiano.
Tireoidectomia
Cirurgia onde se retira parte ou toda a glândula tireóide.
Tireoidite
Doença inflamatória da glândula tireóide, normalmente de causa auto-imune.
Tomógrafo
Aparelho de Radiologia, utilizado para realização de exame de Tomografia.
Tomografia
Exame bem detalhado por meio de raios X, onde se pode ter uma idéia tridimensional do corpo humano.
Tomografia Computadorizada
Método que permite examinar o corpo, em cortes ou fatias transversais sendo a imagem obtida através de raios-x e auxílio de computadores.
Tópico
Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
Torcicolo
Distúrbio freqüente produzido por uma luxação nas vértebras da coluna cervical, ou a espasmos dos músculos do pescoço que produzem rigidez e rotação lateral do mesmo.
Tosse ferina (pertussis, coqueluche, tosse comprida)
Infecção ocasionada por uma bactéria chamada Bordetella pertussis. Caracteriza-se pelo aparecimento de febre e tosse seca, repetitiva (tosse canina). Pouco freqüente atualmente devido à existência de vacinas específicas eficientes (ver DPT vacina tríplice).
Toracocentese de Alívio
Retirada do líquido pleural para diagnóstico ou para alívio de dispnéia.
Toracotomia
Abertura da cavidade torácica.
Toxemia
Estado que caracteriza os pacientes na fase aguda de processos infecciosos graves, geralmente bacterianos.
Toxemia/DHEG
Doença própria da gravidez caracterizada por hipertensão (140x90 mm) edema e ou proteinúria, a partir de 20ª semana de gestão.
Toxocariase
É uma parasitose que pode infectar o olho dando também, uma imagem que pode ser confundida com Retinoblastoma.
Transformação
Processo mediante o qual uma célula normal torna-se cancerosa.
Transplante cardíaco
Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardíaca terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição do coração doente por coração proveniente de doador em morte encefálica.
Transplante coração-pulmão
Procedimento cirúrgico empregado no tratamento de pacientes portadores de doença cardiopulmonar terminal sem possibilidades de tratamento clínico ou cirúrgico convencional. O método consiste na substituição em bloco do coração e pulmões, proveniente de doador em morte encefálica.
Transplante hepático
Está indicada em portadores de doenças hepáticas irreversíveis com evolução previsível e inexorável, nas quais os métodos alternativos convencionais de tratamento sejam considerados ineficazes. Substituição do fígado, que consiste na retirada do órgão doente e na colocação de um outro fígado, inteiro ou parcial.
Transplante pulmonar
Substituição de 1 ou 2 pulmões em caso de doença pulmonar avançada de diagnóstico reservado.
Traqueostomia
Abertura da traquéia através de pequena incisão cirúrgica realizada na face ântero-inferior do pescoço, por onde é introduzida uma cânula especial (cânula de traqueostomia) através da qual é possível insuflar oxigênio ou ar nos pulmões, quando existe obstruções ou lesões acentuadas das vias aéreas superiores.
Trauma ou Traumatismo
Conjunto de pertubações causadas por agente físico.
Traumatologia
Tratamento cirúrgico ou não dos traumas ósseos, musculares, articulares etc.
Trepanação
Remoção de um disco de osso ou de outro tecido compacto por meio de um trépano. Ex.: trepanação crânio, trepanação da córnea.
Trofismo
Nutrição fundamental que envolve as trocas metabólicas nos tecidos (Vitalidade).
Trombolises
Procedimento realizado com aproximadamente até 6 horas do início dos sintomas de infarto agudo do miocárdio, o qual consiste na administração de drogas seletivas como estreptoquinase o ativador tecidual do plasminogenio (TPA) com finalidade de destruir o trombo causador do infarto.
Trombose
Coagulação do sangue dentro do vaso sangüíneo.
Tuberculose
Doença infecciosa do parênquima pulmonar causada pelo Myobacterium tuberculosis.
Túbulo coletor
Porção terminal dos néfrons, unidade fundamental dos rins, que coleta a urina que está sendo formada em vários túbulos até a papila renal, conduzindo-a à pelve renal e daí ao ureter, bexiga, uretra e exterior. Pode ser dividido em cortical, medular e ducto de Bellini.
Túbulo contornado distal
Porção do néfron, unidade fundamental dos rins, que vai da porção ascendente da alça de Hemle ao túbulo coletor.
Túbulo contorneado proximal
Porção do néfron, unidade fundamental dos rins que vai do glomérulo à porção descendente da alça de Henle.
Tumor de Wilms
Tumor maligno do rim, caracterizado pelo presença de túbulos renais embrionários em estroma fusiforme nos quais se identificam fibras musculares estriadas (Rabdomioblastos). É mais freqüente na infância, até os 07 anos de idade.
Tumor Maligno
Câncer.