Centro regional de atendimento de alta complexidade, a Santa Casa de Araçatuba possui 4 unidades de terapias intensivas (UTIs): Unidade de Terapia Semi-Intensiva, UTI Geral, UTI Coronariana e UTI Neonatal, que totalizam 41 leitos para atendimento de pacientes com patologias graves. As UTIs concentram recursos técnicos, científicos e humanos.
Entre as tecnologias estão: respiradores artificiais, aparelhos para monitoração do ritmo cardíaco, pressão arterial e a oxigenação sangüínea, entre outros. Possui também bombas de infusão para o controle rigoroso do gotejamento de soro e medicamentos.
Os pacientes são atendidos de forma global por uma equipe multidisciplinar, formada por 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista e serviços auxiliares.
A UTI Coronariana é voltada ao tratamento intensivo de pacientes portadores de doenças cardiovasculares (doenças isquêmicas do coração; distúrbios do ritmo cardíaco, como arritmias cardíacas, e a insuficiência cardíaca). Possui 10 leitos e recebe os pacientes que fazem angioplastia e cirurgia cardíaca.
A unidade possui um monitor cardíaco por leito; desfibrilador e aparelho de respirador artificial.
A UTI Coronariana fica no primeiro andar, ao lado da Hemodinâmica, com funcionamento 24 horas e uma equipe composta por oito cardiologistas e três enfermeiros.
Atende a pacientes clínicos e cirúrgicos que necessitam de cuidados especiais. A unidade possui profissionais com formação específica em Terapia Intensiva e estrutura para monitoração permanente dos pacientes: aspiradores, aparelhos de monitoração eletrocardiográfica contínua, monitoração não-invasiva de pressão arterial e oximetria de pulso.
A Santa Casa de Araçatuba possui um total de 22 leitos de tratamento intensivo de neonatos e crianças até 14 anos. Os leitos estão divididos em duas Unidades de Terapias Intensivas Neonatais, no terceiro andar e sexto andar da torre principais. UTI Neonatal é um serviço direcionado a neonatos portadores de patologias que exigem cuidados especiais e crianças que igualmente precisam de tratamentos intensivos. As UTIs possuem equipes multidisciplinares especializadas em neonatologia e mulltidiciplinares; contam com apoio de equipe de Cirurgia Pediátrica e demais especialidades; completo serviço de Medicina Diagnóstica