14/05/2018 16:39:35 - Em visita à Santa Casa de Araçatuba, governador Márcio França libera R$ 2,5 milhões

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba terá à disposição o recurso extra no valor de R$ 2,5 milhões. O anúncio do repasse à instituição de referência na assistência de média e alta complexidade na região foi feito nesta segunda-feira (14) pelo governador Márcio França.

“São mais R$ 2,5 milhões para a Santa Casa para a compra de um aparelho de hemodinâmica que a unidade precisava e é muito para os pacientes da região. O hospital faz um grande trabalho”, ressaltoua Márcio França.

O investimento é proveniente de verba do Tesouro Estadual. Referência na realização de atendimentos do tipo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba já possui uma hemodinâmica de menor porte.

“O equipamento é vital, pois responde à demanda de um 1 milhão de habitantes e atende 40 municípios, em casos de acidentes coronarianos agudos. O aparelho dá a oportunidade ao paciente de se salvar de um infarto agudo do miocárdio”, explica o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov.

Atendimento

A unidade realiza mais de 180 procedimentos por mês, contabilizando a oferta de cateterismo, angioplastia e artieriografia. Entre janeiro e abril deste ano, foram 132 arteriografias, 476 cateterismos e 142 angioplastias. Com a aquisição, será possível ampliar a oferta desses procedimentos, utilizados no tratamento de pacientes com problemas cardíacos.

O hospital também estará apto a pedir o credenciamento para a realização de procedimentos endovasculares, que permitem a redução do período de recuperação do paciente pós-procedimento, bem como a diminuição do tempo de internação.

A Secretaria de Estado da Saúde mantém convênios com a instituição por meio de programas como o Santas Casas SUStentáveis e Pró-Santas Casas, por meio dos quais o Governo Estadual promove repasses voluntários para auxílio nos atendimentos da unidade, além do recebido pelo atendimento realizado aos pacientes do SUS.

Foram repassados R$ 95,3 milhões à Santa Casa de Araçatuba desde 2014. Até o próximo ano, a entidade contará com outros R$ 46,7 milhões.

BOM PRATO e ASFALTO

Ainda durante a passagem por Araçatuba o governador  assinou convênio para liberação de R$ 4 milhões para obras de recapeamento em Araçatuba e R$ 1,2 milhões para implantação, em parceria com a prefeitura, do Programa Bom Prato, que substituirá o Restaurante Popular. Na realidade o Bom Prato funcionará no mesmo prédio, que passará por adequações e deverá iniciar o funcionamento em junho, oferecendo 1.200 almoços a R$ 1,00 e 300 cafés da manhã a R$ 0,50. Parte dos recursos, R$ 977 mil, são para o custeio do programa por 10 meses, até a renovação do convênio. A contrapartida da prefeitura foi de R$ 273 mil.