O evento em comemoração ao Agosto Dourado, mês instituído pelo Ministério da Saúde para ações de fortalecimento da conscientização sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida da criança e sua continuidade até os dois anos, reuniu mães de bebês internados na UTI Neonatal, diretores e dezenas de chefes de setores da Santa Casa de Araçatuba.
Realizada no anfiteatro do hospital, a ação foi aberta pelo provedor Petrônio Pereira Lima, que destacou a importância do tema deste ano, Fortalecer a amamentação: educando e apoiando. “Sentimos-nos muito à vontade para falar sobre os objetivos desse tema: fortalecer a conscientização de que as mulheres lactantes precisam contar suporte em casa e no ambiente profissional para amamentarem durante o período de preconizado. A Santa Casa de Araçatuba tem cumprido a sua parte na necessidade desse suporte”, afirmou Petrônio Lima.
A pediatra Rhaisa Leandro Maschio Bizio, plantonista da UTI Neonatal e médica responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano, que teve um bebê em tempo recente, falou sobre sua experiência em relação à importância desse suporte. “Senti as mesmas dificuldades físicas e emocionais que todas as mulheres enfrentam e a presença de pessoas que ajudaram e a participação da família, foi muito importante”, afirmou a médica.
O neonatologista e intensivista Anderson Azevedo Dutra, coordenador médico do Serviço de Neonatologia Intensiva e da Residência Médica destacou a força da mulher para enfrentar “dores e fissuras nos seios no inicio da amamentação”, ao testemunhar que participou e interagiu de forma presente quando sua esposa amamentou os filhos do casal.
No período da tarde, mães que fazem ordenhas no Posto de Coleta de Leite Humano foi recepcionada com um café e receberam brindes.
O evento foi promovido pelo Serviço de Neonatologia da Santa Casa de Araçatuba, que é composto pelas UTI Neonatal, UTI Neonatal e Pediátrica, Unidade de Cuidados Intermediários e Posto de Coleta de Leite Humano. Reúnem 89 colaboradores de enfermagem e 24 médicos, 12 dos quais residentes.
De janeiro a julho deste ano, o Posto de Coleta de Leite Humano atendeu 1.571 mães, coletou em torno de 38 litros de leite em sala de coleta e 39 litros de coletas domiciliares, totalizando 76 litros produzidos.
Atualização 25/8/2022
Encerramento
Os eventos relativos ao Agosto Dourado 2022 foram encerrados nesta quarta-feira ( 24/8) com palestra proferida pela enfermeira Doralice de Souza Sumida, especialista em técnicas para amamentação. A palestra foi direcionada à capacitação de profissionais de saúde.