Veja aqui nossos Serviços Complementares.
Agência Transfusional
A Agência Transfusional é um dos pilares que sustentam a qualidade de serviços oferecidos pela Santa Casa de Araçatuba. Trata-se de um serviço independente, conforme determina a resolução RDL – 153 de junho de 2002, conforme consta nas leis previstas pela Vigilância Sanitária.
Toda estrutura é devidamente credenciada. O convênio permite a manipulação de toda demanda existente na entidade. O trabalho é feito em parceria com o Hemocentro de Araçatuba. A entidade realiza mais de sessenta serviços de transfusão, mês, por tanto, como prevê a legislação, necessita de uma agência. A estrutura montada cumpre todos os requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária
Ambulatório de Especialidades Médicas
A boa oferta de especialistas e a regulação da demanda estão reduzindo a fila de pacientes que precisam de uma consulta de alta complexidade; tempo entre o pedido, o agendamento e a realização da consulta pode chegar a 1 mês
Por mês, aproximadamente 1.500 pessoas encontram em um dos serviços oferecidos pela Santa Casa de Araçatuba, o Ambulatório de Especialidades, a tão esperada e necessária consulta médica. O serviço, criado pelo hospital em 2009, ganhou um novo fôlego em 2014, quando teve um convênio firmado com o governo paulista, via Secretaria de Estado da Saúde. A meta é atender uma demanda que era, até então, reprimida pela falta de especialistas na rede atendimento ambulatorial nas cidades para as quais a Santa Casa é referência.
Após dois anos da implantação e organização do fluxo, já é possível afirmar que a nova política de atenção especializada fez a fila andar. O limite máximo de espera entre a entrada do pedido no sistema da CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) e a realização da consulta, caiu para até 30 dias, na maioria das especialidades. A boa oferta de especialistas, 13 no total, também contribuiu para agilizar o atendimento.
A grande maioria destes pacientes é encaminhada pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba e região. No entanto, há casos de pacientes que receberam atendimento na urgência e emergência, ou mesmo um atendimento eletivo no hospital, e seguiu com o tratamento no ambulatório.
A unidade também agiliza a continuidade do tratamento dos pacientes com indicação para procedimentos de alta complexidade. Tem também aqueles que são liberados do hospital com encaminhamento para dar sequência aos cuidados necessários à sua saúde. Desta maneira, a unidade é fundamental para completar o ciclo de atendimento, compromisso incorporado pela administração do hospital.
“A instituição tem sido eficiente em sua principal missão, que é atender bem o nosso doente dentro dos preceito de humanização”, afirma o diretor clínico da Santa Casa de Araçatuba, Sérgio Smolentzov.
No ano passado, o serviço de regulação registrou médias mensais de 1.500 consultas e 5.500 exames. O corpo clínico do Ambulatório de Especialidades Médicas é composto por médicos das seguintes especialidades: Cardiologia, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Cirurgia Cabeça e Pescoço, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular, Nefrologia, Neurocirurgia, Neurologia, Oftalmologia/Retina, Ortopedia (coluna, joelho, ombro, pé, quadril, e fixador/trauma) e Oncologia (hematologia e pediatria).
Anatomia Patológica e Citopatológica
O Serviço de Anatomia Patológica e Citopatológica é outro recurso avançado disponibilizado aos pacientes da Santa Casa de Araçatuba. Trata-se do Instituto de Patologia de Araçatuba, sob responsabilidade do médico patologista Neivio José Mattar, que mantém uma unidade na Santa Casa desde 1973.
O laboratório recebe, para estudo e diagnóstico, materiais como biópsias, peças cirúrgicas e líquidos corporais. Possui os recursos técnicos necessários ao bom desempenho da especialidade, cujos serviços de patologia são comparados aos de grandes hospitais do país, como processadores automáticos de tecidos, autoinclusores, micrótomos e citocentrífugas
Endoscopia
A Unidade de Endoscopia realiza exames para o diagnóstico de patologias do esôfago, estômago e duodeno. É habilitada também para a realização de biópsias, esclerose de varizes e polipectomias (retirada de corpo estranho, como moedas e espinhos). A unidade possui dois equipamentos de videoendoscopia (para o diagnóstico de doenças do estômago, esôfago e duodeno), um de videocolonoscopia (doenças do reto e do intestino grosso) e um videocolangeografia (doenças das vias biliares e pâncreas), sendo que os dois últimos são os únicos existentes na região de Araçatuba.
Fisioterapia
É o serviço de reabilitação da parte motora ou respiratória para pacientes que tiveram alguma disfunção. A Santa Casa oferece o serviço de fisioterapia cardiorrespiratória aos pacientes que estão internados e têm problemas respiratórios. Nessa área, atendemos também a emergências de pacientes com insuficiência respiratória. A Santa Casa dispõe ainda da fisioterapia motora, voltada para pacientes com AVC ou que sofrem de acidente e necessitam de reabilitação. O hospital possui pacientes clínicos e os mais críticos, que passaram por cirurgias ou estão na UTI. O serviço tem mais de 20 anos e funciona durante 24 horas, com plantonistas. O hospital realiza também a espirometria, exame feito em pacientes no pré-operatório para ver a função pulmonar e checar se o paciente está apto para a cirurgia. O serviço atende à UTI Neonatal, à UTI Geral e à Cardíaca.
Medicina Laboratorial e Patológica
A eficácia dos tratamentos para reabilitação da saúde começa com um bom diagnóstico. A exemplo dos outros segmentos da atividade hospitalar, a Medicina Diagnóstica e Terapêutica praticada na Santa Casa de Araçatuba é composta por uma rede de unidades completas e avançadas que possibilitam o diagnóstico correto, precoce e ágil, fatores fundamentais para o sucesso dos tratamentos. A estrutura está instalada em várias alas, mas integradas com todos os setores do hospital.
Alguns são da própria Santa Casa, como o Laboratório de Análises Clínicas, que possui tecnologia de ponta para realização de exames analíticos e microbiológicos. O ABX Pentra 80 e a versão 120 são âncoras da unidade. As duas máquinas processam 200 exames por hora e utiliza código de barras para identificação das amostras, sistema que elimina em 100% o risco de troca de resultados.
Outra modernidade é a coleta a vácuo (Sarsted), sistema que impede a coagulação do sangue e a consequente necessidade de o paciente ter que passar por novo procedimento para coleta. O laboratório realiza em média 30 mil exames/mês , mas possui capacidade instalada para atender o dobro desta demanda.
Medicina Nuclear
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que utiliza técnicas seguras e indolores para formar imagens do corpo e tratar doenças. A especialidade é única por revelar dados sobre a anatomia e a função dos órgãos. A especialidade também contribui para avanços nos métodos de diagnóstico e tratamento de várias áreas da Medicina, como Cardiologia, Endocrinologia, Ginecologia, Nefrologia, Neurologia e Neurocirurgia, Oncologia, Psiquiatria e Urologia.
A Santa Casa de Araçatuba disponibiliza atendimentos desta especialidade, através da Dimen - Diagnóstico Médico Nuclear, empresa que atua em Araçatuba há quase 30 anos, especializada em cintilografias, cirurgias radioguiadas, medicina laboratorial, dosagens hormonais, marcadores tumorais, terapias com radioisótopos e densitometria óssea.