Veja os horários e normas para visitas aos pacientes internados

Atualização: 15/8/2022

A Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba informa flexibilização geral  em relação aos horários de visita e definições para troca de acompanhantes. As normas passam a vigorar  a partir de 15 de agosto de 2022.

HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS

HORÁRIOS PARA VISITAÇÃO DE PACIENTES INTERNADOS

Visitas aos pacientes internados podem ser realizadas de domingo a domingo nas seguintes faixas horárias:

UTI NEONATAL I e II

 

Aberta aos Pais e/ou Responsáveis

6h às 22h

Estendido

1 familiar

Sem Revezamento

16h às 17h

1 hora

 

UTI CORONÁRIANA 

 

2 familiares

Sem Revezamento

11h às 12h00

20h às 21h00

1 hora

 

UTI GERAL ADULTOS I, II e III.

 

2 familiares

Sem Revezamento

11h às 12h00

20h às 21h00

1 hora

 

CENTRO OBSTÉTRICO

 

1 Familiar

Sem Revezamento

11h às 12h

20h às 21h

1 hora

 

UNIDADES DE INTERNAÇÃO

 

1 Familiar por vez

Sem limitação de pessoa

 

11h30 às 21h

1 pessoa por vez

 

ISOLAMENTO 

 

1 familiar

Sem Revezamento

15h às 15h30h

20h às 20h30

30 minutos

 

PRONTO ATENDIMENTO

 

URGÊNCIA

1 familiar sem revezamento

 

8h

8h30

20h

20h30

 

EMERGÊNCIA

1 familiar sem revezamento

 

9h15

9h45

15h

15h30

21h

21h30

 

 

 

 

 

Troca de Acompanhantes: Manhã: 8h às 9h30 | Tarde: 12h30 às 14h | Noite: 20h30 às 22h

OBSERVAÇÃO

Crianças: Orienta-se aos pais e/ou responsáveis a evitarem trazer crianças menores de 12 anos, crianças de colo e recém-nascidos para realizar visitações. Casos excepcionais deverão ser avaliados pela supervisão do setor e/ou Serviço Social.

Unidades fechadas: Em respeito às normas do Ministério da Saúde, não será permitida visitas a pacientes com diagnóstico positivo de coronavírus e outras doenças infectocontagiosas internados em isolamentos ou UTI . Salvo aquelas autorizadas pelo médico (a), informado aos familiares, e comunicado a recepção/portaria.

ATRASOS: Horários para visitações poderão sofrer atrasos ou paralisações, caso haja alguma intercorrência nas unidades durante o horário aberto às visitas. A visitação será liberada quando a situação estiver estabilizada.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AOS VISITANTES

Maior de 12 anos, com a apresentação de documentação e acompanhado dos pais e/ou responsáveis. Menores de 12 anos somente com avaliação da supervisão do setor e/ou do serviço social

Apresentar o documento original com foto (RG/ Carteira de Habilitação), para cadastramento. A  apresentação da carteira de vacinação é facultativa

Ter tomado pelo menos as duas doses da vacina contra o coronavírus  e a dose de vacina contra influenza (orientação em ambos os casos)

Ter proximidade com o paciente

Respeitar o regramento de horário pré-estabelecido, e respeitar as regras institucionais e de cada unidade de internação

Respeitar a equipe média, administrativa e de enfermagem;

---

Pacientes com direito e autorização para presença de acompanhante na instituição:

De acordo com a Política de Humanização do SUS  podem ser acompanhados durante o período de internação por um familiar ou pessoa de sua escolha, pacientes com os requisitos abaixo:

Acima de 60 anos

Gestantes e parturientes

Menores de 18 anos

Pessoa portadora de deficiência

Pacientes com doenças crônicas

TAMBÉM É PERMITIDO ACOMPANHANTES PARA PACIENTES MENORES DE 18 ANOS E MAIORES DE 60 ANOS NAS SEGUINTES UNIDADES DE ATENDIMENTO:

Ambulatório de Especialidades Médicas: 1 acompanhante para procedimentos pré-agendados em pacientes acima descritos e também  gestantes e parturientes; portadores de deficiência física.

Hospital do Rim, Centro de Tratamento Oncológico (CTO) e Central de Radioterapia: 1 acompanhante para procedimentos pré-agendados.

CONDIÇÕES NECESSÁRIAS AOS ACOMPANHANTES

Maior de 18 anos, e menor de 80 anos

Bom estado de saúde, física e emocional

Ter tomado pelo menos as duas doses da vacina contra o coronavírus  e a dose da vacina contra influenza (orientação)

Ser familiar, conhecido (a), ou cuidador (a) do paciente

Apresentar o documento original com foto (RG/ Carteira de Habilitação), para cadastramento, a apresentação da carteira de vacinação é facultativa

Acompanhantes do sexo feminino não poderão estar gestantes, salvo os avaliados pelo Serviço Social e/ou supervisão do setor;

Não trazer alimentos, a menos que o paciente tenha autorização  do  médico responsável pelo tratamento e expressa em comunicado prévio  à recepção;

Respeitar a equipe média, administrativa e de enfermagem;

---

TROCAS DE ACOMPANHANTES

Manhã: 8h às 9h30 | Tarde: 12h30 às 14h | Noite: 20h30 às 22h

 

 

Observação: As trocas de acompanhantes deverão ser efetuadas exclusivamente na Recepção Social/Visita que permanecerá aberta para atendimento ao público das 6h às 23h, respeitando os horários citados acima.

 

---

ENTREGA E DEVOLUÇÃO DE PERTENCES

Deverão ser efetivados através dos (as) acompanhantes e dos (as) visitantes e não mais por colaboradores da instituição.  Cada responsável pelo pacientes (acompanhante e/ou visitante) deverá guardar estes itens em sua posse.

Caso existam itens de posse da supervisão de enfermagem da unidade, devem ser entregues diretamente ao acompanhante e/ou visitantes, efetivando a entrega através de registro em prontuário destes itens. Conforme prescreve a orientação fundamentada do COREN de nº 076/2017.

Itens deixados e/ou esquecidos na instituição, estes devem ser entregue ao setor de Segurança e Vigilância, para guarda e possível posterior devolução, conforme determina a normativa interna de nº 008/2021.

ITENS PROIBIDOS

Alimentos sem a devida autorização médica, administrativa, nutricional  que sejam do conhecimento do setor

Cigarros, cachimbos, narguilés, canetas cigarros, entre outros materiais fumígeros (Lei Federal Nº 9.294 De 15/07/1996; Lei Estadual Nº 13.541 De 07/05/2009; Lei Federal Nº 8.262 De 31/05/2014)

Bebidas alcoólicas

Materiais perfurocortantes, entre outros do gênero

Coolers, caixas de isopor, entre outros do tipo

Caixas de som de todos os modelos e tamanhos, computador, notebooks, fones de ouvidos grandes, dentre outros aparelhos eletroeletrônicos de grande porte

Dinheiro e documentos desnecessários à internação

Malas, bolsas e qualquer outro invólucro de grande porte

Ventiladores

ITENS PERMITIDOS

Água; água de coco; Gatorade e sucos naturais, desde que estejam devidamente autorizados pelas equipes médica, administrativa, e nutricional, e previamente comunicados à recepção

Alimentação devidamente autorizada pelas equipes médica, administrativa, e nutricional, sendo previamente comunicada à recepção;

Roupas, roupas íntimas; produtos de higiene pessoal (shampoo, condicionador, sabonete, escova de dente, pasta de dente, etc.). Exceção: prestobarba, cuja entrada é proibida.

Aparelhos eletrônicos, como: celulares, tablets, e outros eletrônicos de pequeno porte. Esses equipamentos devem ser mantidos na posse e sob a responsabilidade dos (as) pacientes e/ou seus acompanhantes

Pequenas bolsas, sacolas de mão, entre outros de pequeno porte para acondicionamento de roupas e demais pertences

---

VISITAÇÃO RELIGIOSA

Poderão ser realizadas nos horários acima descritos. Os representantes de todas as denominações religiosos devem possuir cadastro efetuado previamente na instituição. A medida visa prevenção contra possíveis fraudes. A visita religiosa é amparada por diretrizes da lei nº 9.982 de 14/07/2000 e normas institucionais através da norma interna de nº 002/2022 (Comissão de Voluntariado).

Para obter mais informações sobre o necessário para efetuar o cadastramento, os representantes  das denominações religiosas podem  entrar em contato  através dos telefones: (18) 3607-3046 ou (18) 3607-3049 (Setor de Protocolo) ou através do e-mail: stavoluntarios@terra.com.br.