Um grupo de alunas do primeiro ano do ensino médio do Colégio De Angeles visitou a Santa Casa de Araçatuba em atividade curricular da disciplina estudos de caso e vivência hospitalar. Foi a primeira visita, de um ciclo que a diretoria do hospital pretende consolidar, tanto para contribuir com segmentos intermediários da Educação e formação profissional, quanto para aproximar a comunidade da instituição.
De acordo com a professora Camila Tames Stringuetta Garcia, o objetivo da visita foi proporcionar às alunas a oportunidade de conhecer a dinâmica de um hospital com seus vários segmentos e diferentes profissionais que atuam para que o paciente seja atendido em todas as suas necessidades.
Conhecer de perto esta estrutura é na opinião da professora, uma oportunidade de avaliar todo o contexto da assistência aos pacientes. “ Muitas vezes as pessoas pensam que somente o médico é importante. E não é. A gente depende de equipes multidisciplinares e interdisciplinares para que o paciente seja bem assistido”, explicou a professora ao citar que a rede envolve “desde a cozinha, lavanderia , limpeza, enfermagem, fisioterapia, exames e assim sucessivamente”.
As alunas visitaram 16 áreas do complexo hospitalar, dentre as quais UTI Neonatal, Pronto Socorro, Hospital do Rim, Lavanderia e Usina de Oxigênio. O grupo foi acompanhado pelas enfermeiras Ana Paula Mazzini, gerente dos responsáveis técnicos dos setores de assistência e Marcela Machado Caldato, do setor de Educação Continuada e Permanente.
Durante o tour, as enfermeiras explicavam as atividades do serviço hospitalar visitado e a função dos profissionais que neles atuam. “E foi exatamente isso que chamou a atenção na visita. Conseguimos observar todos esses profissionais trabalhando de forma integrada para o bem estar do paciente”, definiu a professora Camila.
Ela explicou também, que a disciplina que leciona, também objetiva a busca de elementos que poderão ajudar as alunas a definirem a carreira que pretendem seguir ao final do ensino médio. “Neste hospital com tantas atividades, as alunas tiveram a oportunidade de ter contato com os diferentes profissionais observando sobre o que cada um é responsável”, afirmou
A aluna Maria Eduarda Turrini, por exemplo, começou a visita dizendo que pretende cursar Medicina, “pois desde criança tenho vontade de cuidar das pessoas”. Ao final da visita, ela disse que por tudo que conheceu “tenho a certeza de que é isso mesmo que eu quero”.
O administrador da Santa Casa, Luiz Otávio Barbosa Vianna que recepcionou as estudantes, definiu a visita como importante para o hospital que “além de cumprir a sua missão de assistir as pessoas em suas necessidades de saúde, também atua como ambiente de formação profissional quer seja da saúde e de tantas outras áreas que atuam no hospital”.