28/07/2022 18:57:44 - Deputado Alexandre Padilha visita Santa Casa e defende necessidade de ampliação do Serviço de Radioterapia

Em visita realizada nesta quinta-feira (28/7) ao Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba, o deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP) reconheceu a necessidade de ampliação da unidade que é referência no tratamento de câncer para pacientes dos 40 municípios da região.

O Serviço , que foi inaugurado em 2013  após receber um acelerador linear e verba para custeio liberados pelo Ministério da Saúde, que na época estava sob gestão de Padilha, registra média de 17.500 sessões/ano e funciona em três turnos. Mesmo assim, a fila de espera para inicio de tratamentos ultrapassa 60 dias.

“ Praticamente 10 anos depois, o Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba requer atualizações tanto pela fila por atendimentos que cresce cada vez mais, quanto pela situação agravada pela pandemia que reduziu os exames para diagnóstico de câncer e agora temos diagnósticos tardios que sugerem urgência para inicio dos tratamentos”, afirmou o deputado federal ao percorrer  a estrutura que ele inaugurou em março de 2013.

Recepcionado por diretores do hospital e médicos do Serviço de Radioterapia, Padilha foi informado pelo conselheiro Fabio Blaya Martinez que o prédio possui espaço na casamata para instalação de um segundo equipamento “ com o qual o hospital conseguirá atender o crescimento da demanda”. A casamata foi construída com recursos do hospital  e da Cosan através do Ministério Público do Trabalho  de Araçatuba.

“ Precisamos  mobilizar para isso  através de recursos do governo federal e da retomada do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), criado em nossa gestão no Ministério da Saúde, que permite à empresas e pessoas físicas  a destinação de  recursos para projetos de entidades filantrópicas na área oncológica”, afirmou Padilha.

O deputado também conheceu a área externa do Centro de Tratamento Oncológico (CTO) e foi informado do projeto da diretoria para retirar as atividade administrativas do prédio  e transformar o segundo andar em ala quimioterápica voltada aos  pacientes que precisam ser internados para receber a medicação. “ Com isso vamos estar dando um passo decisivo para que o serviço oncológico seja elevado à condição de  Hospital do Câncer e ao mesmo tempo liberando leitos para internações gerais na Santa Casa de Araçatuba”, detalhou Fábio Blaya.

Mais detalhes: click na entrevista em anexo.