Ao falar na manhã desta quinta-feira no evento sobre o Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem, que serão comemorados amanhã (12/5), o provedor, Petrônio Pereira Lima, destacou a importância das equipes de enfermagem nos mais de 310.570 mil procedimentos médico-hospitalares que a Santa Casa de Araçatuba realizou em 2022.
Em torno de 70% dessas atividades passaram pelas mãos dos profissionais de enfermagem.” “ Num hospital de alta complexidade quanto a Santa Casa de Araçatuba, a importância da atuação dos profissionais de enfermagem é primordial e indispensável”, definiu o provedor, durante o evento.
Com 993 profissionais dentre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o hospital tem nesses profissionais uma força de trabalho presente em todas as frentes de atendimento e assistência aos pacientes e na gestão de serviços de apoio como lavanderia, higienização , laboratórios, agência transfusional, núcleo de segurança, educação continuada, medicina do trabalho, vigilância epidemiológica, controle de infecção hospitalar, núcleo de internação e regulação e direção técnica.
A quantidade de profissionais de enfermagem representa aproximadamente 60% do total de 1.700 colaboradores que atuam nas diversas áreas do hospital. “Mesmo com dificuldades, a instituição procura suprir da melhor forma possível as necessidades de mão de obra, mas entendo que na questão da enfermagem o quadro precisa ser ampliado para possibilitar mais condições de segurança na atuação”, define o administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna.
Vianna, que é enfermeiro por formação e atuação por vários anos e que após especialização passou a atuar como administrador hospitalar, explica que o trabalho da enfermagem é essencial para o paciente e contribui para o aperfeiçoamento da instituição, “ pois eles estão ao lado do paciente 24 horas e sabem quais são suas necessidades e o que é necessário para atendê-las”.
O administrador também destaca que um hospital de alta complexidade, como a Santa Casa de Araçatuba, que atende 26 especialidades médicas e alguns serviços específicos, como por exemplo o Hospital do Rim e o Serviço de Oncologia, possibilita a especialização dos profissionais de enfermagem.
A exemplo da Medicina, a especialização se torna cada vez mais frequente dentre os enfermeiros. Através de cursos e títulos, esses profissionais se qualificam para atuar para aturar em áreas especificas, como por exemplo, enfermagem em obstetrícia, oncologia, UTI e urgência e emergência. “ Essa qualificação contribui para a instituição atuar de forma cada vez mais adequada”, explica o administrador.
Evento
O evento realizado em comemoração ao Dia do Enfermeiro e Dia Internacional da Enfermagem reuniu os profissionais no anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba. Na oportunidade foi prestada homenagem à enfermeira Cleide Fernandes Dias, responsável técnica do setor de enfermagem e que atua há 32 anos na Santa Casa de Araçatuba.
Os profissionais também assistiram palestra sobre empatia, ministrada pela enfermeira Hélis Regina de Souza Oliveira.