29/11/2021 10:12:46 - Diagnóstico por Imagem na Santa Casa terá mais um tomógrafo de última geração

A estrutura da Santa Casa de Araçatuba ganha mais um reforço  para realização de exames de tomografia computadorizada através da tecnologia multislices .

Até meados de dezembro de 2021, a Nova Imagem Diagnóstico Médico, empresa que realiza exames para diagnóstico por imagem em pacientes do hospital, colocará em funcionamento um novo equipamento de tomografia computadorizada mulstislice  recém adquirido  que integra a mais recente geração da fabricante Toshiba.

O equipamento foi adquirido pela Nova Imagem para substituir o Helicoidal simples, sistema que faz parte de uma das primeiras gerações de tomógrafos utilizados no país. Com isso, o setor de diagnóstico por imagem da Santa Casa de Araçatuba contará com equipamentos de ponta para atender as demandas internas e externas que são encaminhadas ao hospital.

O novo equipamento produz imagens milimétricas de 0,5 mm em alta resolução, avanço que possibilitará a melhoria da qualidade dos exames em relação ao tomógrafo Helicoidal anterior.

De acordo com os radiologistas Sérgio Benez,  Flávio Benez  e  Mateus Benez, responsáveis pela Nova Imagem, o novo tomógrafo também vai agilizar os atendimentos gerais da unidade.  “Estão se tornando mais  freqüentes  exames que demandam mais tempo em sala, como é o caso de biópsias e planejamentos radioterápicos, que ocasionam um estrangulamento na execução dos demais”

Tomografia computadorizada é uma das principais demandas registradas no serviço de diagnóstico por Imagem do hospital que é referência de alta complexidade para 40 municípios da região de Araçatuba.

Os exames são realizados em pacientes internados, os que chegam em urgência e emergência,  encaminhados pelos ambulatórios de especialidades do SUS e convênios privados.

Tomografias de cabeça, tórax e abdômen são os principais exames realizados na unidade. “Mas notamos que tem aumentado a quantidade de exames de ortopedia, principalmente em fraturas”, informa Benez.

De acordo com o radiologista as imagens tridimensionais produzidas pelas tomografias computadorizadas facilitam o diagnóstico e  tratamento das lesões.

O Serviço de diagnóstico por imagem da Santa Casa de Araçatuba mantém dois tomógrafos para atender as demandas internas e externas.

Equipamento

A nova imagem investiu R$ 1.060.000,00 na compra do equipamento. A empresa também vai custear os periféricos, cabos de alta tensão, nobreak e modificações no quadro de força e no sistema de ar condicionado e demais adequações necessárias à instalação e funcionamento do equipamento.

O novo tomógrafo é Aquilion Lightning 32 CANAIS, da Toshiba.  Possui detectores de estado sólido com alta velocidade de conversão e rendimento, fatores que resultam em alta qualidade de imagem.

Com redutor de dose integrada (AIDR 3D), o equipamento emite menores doses de radiação ao paciente.

A Estação de Trabalho Vitrea, possibilita reconstruções multiplanares e em 3D e interface de alta performance devido à reconstrução de 15 imagens por segundo.