24/05/2023 17:06:17 - Duas captações de órgãos foram realizados hoje na Santa Casa de Araçatuba

Órgãos doados por familiares de  duas pacientes que estavam internadas na Santa Casa de Araçatuba e tiveram morte cerebral constadas por exames constantes em protocolo específico e acompanhados pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

As captações foram realizadas nesta quarta-feira ( 24/5) por equipes do Hospital de Base de São José do Rio Preto e pelo enfermeiro Matheus Tonon.

Os órgãos serão transplantados em pacientes que estavam na fila de espera e com compatibilidade com as doadoras. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.

A primeira captação foi realizada às 10h20. A doadora foi uma paciente de 71 anos, de Araçatuba, internada em 18/5 em quadro clínico grave decorrente de ( AVCH) Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico, com morte cerebral confirmada  no dia 23/5 às 11h20. Foram captados rins e córneas.

A segunda captação começou as 12h55. Foram captados fígado, rins, corneas e coração para retirada de válvulas, de uma doadora de 42 anos, de Andradina.

A paciente foi internada em 15/5 em decorrência de traumatismo craniano encefálico. A morte cerebral foi constata no dia 23/5 às 14h.