11/06/2022 09:06:03 - Equipe da UTI Neonatal comemora primeiro aniversário de bebê internado desde o nascimento

Ele completou um aninho na quinta-feira (9/6). O mesmo dia também lembrou que ele está na Santa Casa de Araçatuba há exatos 365 dias.  José Heitor nasceu na madrugada de 9 de junho de 2021.  O parto foi normal, porém o bebê era extremamente prematuro. Com idade gestacional de 24 semanas, pesou 796 gramas e foi levado imediatamente à UTI Neonatal.

Agora em mais de 365 dias de internação, José Heitor “prova desde o início que é valente, forte e corajoso”, define sua mãe, Natalia Cristina Lopes Ferreira ao explicar que além das fragilidades previsíveis a um prematuro nascido com menos de 1 quilo, Jose Heitor foi diagnosticado com broncodisplasia pulmonar (BDP) doença decorrente da prematuridade, que comprometeu os dois pulmões.

Aos 4 meses, o bebê sofreu duas paradas cardiorrespiratória decorrentes de estenose pulmonar que comprometeu também 40% da traqueia, tendo sido necessária a realização de uma traqueotomia. “Mesmo sem conseguir entender quais os propósitos de Deus com tudo isso, nunca deixei de confiar nEle e até aqui o Senhor tem nos sustentado”, diz a Natália, muito emocionada ao relembrar a jornada que seu filho tem enfrentado na luta pela vida.

Em dezembro do ano passado, José Heitor recebeu alta da UTI Neonatal e seguiu internado em recuperação na Pediatria. Dede então, Natália, 32 anos e operadora de caixa praticamente se mudou para a Santa Casa de Araçatuba. E ela quem permanece 24 horas ao lado do filho. “Não são dias fáceis, mas sigo clamando a Deus pela cura e fortalecimento do José”, diz.

Na semana passada um novo susto. José Heitor precisou voltar para UTI Neonatal por causa de uma pneumonia que associada à broncodisplasia tornou um quadro grave. Foi no leito da UTI que Heitor completou um ano de vida.

Agora ele está pensando 6 quilos e no período que antecedeu esta intercorrência reagiu muito bem ao tratamento. “O José é uma criança ativa e feliz mesmo na situação que está. Deus me deu um filho maravilhoso”, define a mãe.

Como forma de proporcionar ao pequeno paciente e sua mãe um momento de alegria, as equipes de enfermagem da UTI Neonatal e da Central de Nutrição e Dietética do hospital providenciaram decoração e um bolo para celebrar o primeiro aninho de José Heitor.

“Mesmo sendo um caso delicado, ele pode ter uma comemoração de aniversário que foi feita com muito amor por pessoas que amam o meu filho”, disse Natalia ao agradecer a todos que estiveram envolvidos direta ou indiretamente na elaboração da festa.

Além merecida comemoração, José Heitor ganhou um presente muito especial. Seu avô Valmir Xavier Ferreira e suas tias Marli Lopes Botelho, Vitória Cristina Dick e Tayane Pombal que ainda não tinha tido oportunidade de conhecê-lo, foram autorizados pela equipe médica a participarem da comemoração.  A presença da avó Marcia Elaine Lopes, igualmente autorizada, completou o cenário familiar.

“Agradeço muito toda equipe do dr. Anderson (Azevedo Dutra), o dr. Marcos (Antônio Alvim de Oliveira) a enfermeira Francine, as fisioterapeutas, as terapeutas ocupacionais e à Santa Casa por tudo o que estão fazendo e disponibilizando para a cura do meu filho e melhoria da qualidade de vida dele”, agradeceu a Natalia Cristina.

À espera de home care

Indagada sobre suas expectativas em relação ao futuro, a mãe de José Heitor coloca em primeiro lugar que a  pneumonia seja revertida satisfatoriamente. “O quadro tem tido boa evolução, apesar dele ter tido convulsões. Mas, a medicação está sendo ajustada para reverter essa situação. O dr. Anderson e toda equipe têm estado em cima o tempo todo, acompanhando e monitorando a situação”.

Natalia Cristina também espera que a ação impetrada na Justiça para que José Heitor tenha direito a tratamento home care, seja concluída rapidamente. “A Justiça já fez o sequestro de verbas para garantir isso. Espero que em breve possamos levá-lo para casa, para finalmente ele conhecer a nossa casa”, diz emocionada.