18/05/2022 10:18:00 - Governo do Estado destina R$ 5 milhões para a Santa Casa de Araçatuba

O governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou na sexta-feira (13), durante visita a Araçatuba (SP), a liberação de R$ 5 milhões para a Santa Casa da cidade.

De acordo com ele, esse é o primeiro passo para a estruturação do hospital, para que ele seja transformado em Hospital Escola. “Quando a gente torna a Santa Casa um Hospital Escola, ela passa a atender mais a população, além de fazer a formação de médicos para a região”, justificou.

Entretanto, o Rodrigo Garcia explicou que essa elevação deve ser feita por etapas, sendo que a primeira delas é a liberação desses R$ 5 milhões para a compra de medicamentos, para a realização de mais procedimentos.

De acordo com o provedor Petrônio Pereira Lima, a concessão da verba “é fruto da parceria e apoio que o hospital tem recebido do diretor técnico do Departamento Regional de Saúde, Rachides Castro Júnior, do prefeito de Araçatuba Dilador Borges e da secretária municipal de Saúde Carmem Guariente”.

A Santa Cada de Araçatuba vai utilizar os R$ 5 milhões destinados pelo governo do Estado para compra de medicamentos e materiais para cirurgia, conforme Plano de Trabalho elaborado pelo corpo diretivo da instituição e aprovado pela direção técnica do DRS.

Os recursos serão repassados pelo Estado ao município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que fará a transferência para a Santa Casa.

Por mês, a Santa Casa de Araçatuba precisa investir em torno R$ 4,3 milhões em medicamentos e insumos para cirurgias. Por não ter fluxo de caixa e com histórico de pagamentos em atraso, o hospital não consegue competitividade de preço e muitos fornecedores exigem o pagamento adiantado.

“Agora vamos conseguir efetuar essas compras com mais qualidade”, anuncia Petrônio Lima. De acordo com ele, o objetivo do hospital é conseguir mais R$ 3 milhões possivelmente em emendas parlamentares já prometidas à instituição “para ao menos fazer dois meses de estoque para atender as demandas e ganhar folego financeiro tempo para conseguir fazer cotação, por meio de pregões, e comprar os medicamentos com custo menor, o que vai ajudar na redução de despesas”.

Atualmente, o hospital tem conseguido trabalhar com estoque suficiente para no máximo  doze dias.

Geninho Zuliani

Ao destacar a importância do apoio que a diretoria vem recebendo do DRS, do prefeito Dilador Borges e da secretária municipal de Saúde, o provedor agradeceu o empenho do deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil/SP), para que os R$ 5 milhões fossem liberados.

“Após a aprovação do Plano de Trabalho pelo diretor técnico do DRS, o deputado Geninho Zuliani se dispôs a apresentar o pleito financeiro junto ao governador Rodrigo Garcia. Graças a essa união de esforços, conseguimos atingir o objetivo.