Notícias


14/06/2009 - Hospital oferece excelência em atendimentos intensivos

Nas UTIs (Unidades de Terepia Intensiva) ocorrem as batalhas mais intensas pela vida. A Santa Casa de Araçatuba, hospital de referência para mais de 43 municípios, possui três dessas Unidades, dotadas de equipamentos de ultima geração  e profissionais treinados para enfrentar situações críticas. “A UTI dá suporte aos casos mais graves. Para lá, são encaminhados os pacientes que passaram por cirurgias complexas, as vítimas de acidentes graves e outros doentes que necessitam de equipamentos para a manutenção da vida”, explica o médico intensivista Fábio Bombarda que, ao lado do intensivista Luís Cláudio Lima, é responsável pela coordenação técnica da UTI Geral.
Além de equipamentos avançados, os pacientes encaminhados à UTI necessitam de atenção diferenciada. Uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos  atua 24 horas acompanhando atentamente a evolução de cada caso.
A estrutura disponível tanto na UTI Geral , quanto na UTI Coronariana e UTI  Neonatal, da Santa Casa é ainda mais importante quando se trata de um hospital de nível terciário, que recebe pacientes encaminhados por outros hospitais, de nível primário (básico) e secundário (intermediário) de atendimento. “Somos a referência para uma região com quase um milhão de habitantes”, detalha Bombarda. Juntas, as três UTIS possuem 39 leitos.
Para garantir a excelência do atendimento, cada paciente é monitorado em mais de 80 itens.  As anotações alimentam um banco de dados extenso sobre todos os parâmetros de cada paciente. “Temos um controle de qualidade em cima disso”, explica o médico.

Os investimentos também são constantes: Neste momento, a Santa Casa está  finalizado processos  para  a compra de mais sete aparelhos de ventilação mecânica de tecnologia alemã.

A  informática é outra importante aliada no trabalho da Unidade.  O conjunto de UTIs da Santa Casa  é totalmente informatizado,  Além da tecnologia, existe a experiência.  A UTI Geral, por exemplo  completa este ano, três décadas de implantação e realiza, em média, 900 atendimentos por ano. Vários elementos compõem o diferencial dessa Unidade de Terapia Intensiva e das outras UTIs da Santa Casa de Araçatuba. “Temos uma unidade de hemodinâmica, hemodiálise, laboratório e todo o suporte que um hospital do porte da Santa Casa pode oferecer”, explica o intensivista Flávio Bombarda.

CUIDADOS
Para prevenir problemas envolvendo contaminações, uma comissão de controle de infecção atua dentro da UTI, mapeamento as infecções mais comuns e registrando os antibióticos utilizados. O trabalho é importante para evitar o surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos.
Também é realizado o controle da sepse (infecção grave), dentro dos parâmetros de um projeto internacional, que já é aplicado em grandes hospitais brasileiros, como o Albert Einstein, em São Paulo.
O índice de mortalidade na UTI é acompanhado de perto e comparado aos padrões internacionais. “Existe uma medida para verificar a gravidade de cada caso. Com ela, podemos avaliar o índice de pacientes que sobrevivem e comparar com o volume esperado. O resultado é muito satisfatório, pois sempre conseguimos índices de sobrevivência iguais ou superiores aos padrões internacionais”, afirma o médico.

Arsenal pela Vida
A Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa de Araçatuba é referência para 43 municípios e atende a todos que necessitam. Em seu arsenal na luta pela vida,  podemos destacar os respiradores mecânicos que fazem as funções dos pulmões, os monitores de funções vitais como pressão arterial, pulsação, oxigenação do sangue, níveis de glicose na circulação e as bombas de infusão que controlam rigorosamente o gotejamento dos soros e medicamentos.
Seu corpo clínico é formado por especialistas em terapia intensiva bem como médicos de outras especialidades como cardiologistas, nefrologistas, endocrinologistas, clínicos gerais e contam com o suporte de todo corpo clínico e infraestrutura do hospital.

CORAÇÃO
A UTI coronariana da Santa Casa de Araçatuba é a única em um raio de aproximadamente 200 km. Dotada de 10 leitos, possui equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados. A unidade é interligada ao Serviço de Hemodinâmica e à ala de internações clínicas e cirúrgicas do hospital, sendo um centro de convergência de todas as unidades de atendimento cardiológico.

NEONATAL
A UTI Neonatal funciona no sexto andar da nova torre da Santa Casa de Araçatuba. São quase 450 metros quadrados de área construída, divididos em recepção, sala para procedimentos e repartições de apoio.  Anteriormente, a UTI Neonatal funcionava em uma área de 170 metros quadrados, localizada no terceiro andar da torre principal da Santa Casa.
Além de mais espaço para atendimento e modernidade que favorece os procedimentos, a unidade recebeu novos monitores, incubadoras e outros instrumentos necessários à precisão dos procedimentos.
A Unidade atende bebês prematuros, com deficiências de formação e outras patologias que necessitam de cuidados intensivos. Ao todo, são 12 leitos que recebem de bebês prematuros com menos de 600 gramas de peso, até crianças por volta dos 12 anos.

Compartilhe: