22/06/2022 16:47:39 - Hospital prepara cotações para investir recursos na compra de medicamentos

A Santa de Araçatuba aguarda apenas o repasse pela Prefeitura de Araçatuba dos R$ 5 milhões concedidos pelo Governo do Estado ao hospital para iniciar as compras de medicamentos e materiais cirúrgicos que suprirão os estoques para aproximadamente 40 dias de demanda.

O projeto de lei encaminhado pelo prefeito Dilador Borges solicitando autorização da Câmara Municipal para efetuar o repasse da subvenção social ao hospital foi aprovado em regime de urgência pelos vereadores em sessão realizada segunda-feira (20/6).

A subvenção é decorrente de verba para custeio que a diretoria da Santa Casa de Araçatuba, através do Departamento Regional de Saúde, solicitou à Secretaria Estadual de Saúde.  Pela legislação, subvenções como essa, precisam ser repassadas pelo Estado ao Fundo Municipal de Saúde e só podem ser transferidas para a instituição por meio de convênio autorizado pelo Legislativo Municipal.

No plano de trabalho apresentado, a diretoria fundamentou a necessidade de o hospital dispor de um estoque de medicamentos e insumos cirúrgicos para um mínimo de 60 dias de demandas. Ao anunciar a liberação de R$ 5 milhões de um total de R$ 8,6 milhões pleiteados, o governador Rodrigo Garcia reconheceu a necessidade da Santa Casa de Araçatuba para atender os 40 municípios da região.

“Os vereadores entenderam da mesma forma a necessidade do hospital e aprovaram a transferência. A diretoria em nome dos milhares de pacientes atendidos mensalmente pela Santa Casa de Araçatuba agradece os vereadores e enaltece o compromisso social de todos eles para com a população”, afirmou o provedor Petrônio Pereira Lima ao destacar a ação fundamental da Câmara de Araçatuba para que a ajuda à instituição fosse consolidada.

Economia significativa

De acordo com a Gestão de Suprimentos, departamento responsável pela compra de todos os insumos utilizados na Santa Casa de Araçatuba, com a transferência dos recursos efetivada, será realizada compra de um primeiro lote em quantidades suficientes para completar um estoque para 30 dias de demanda. Atualmente o hospital trabalha com média de 12 dias de estoque de medicamentos e materiais cirúrgicos.

O restante da compra  será efetuado após analise pormenorizada das cotações realizadas.  Com fluxo de caixa e tempo para cotar os relatórios de estoques desses insumos, o hospital  conseguirá cumprir a meta da diretoria de estabelecer eficiência de preços e qualidade nas compras necessárias.

Os itens serão cotados no Apoio Cotações, plataforma especializada na área da saúde, que vem sendo utilizada pelo hospital desde abril deste ano.  A Gestão de Suprimentos já tem exemplo sobre as vantagens de o hospital comprar após cotações nesta plataforma. Em um lote cotado e comprado na primeira semana deste mês, a economia foi 9,56% ou R$ 12 mil em relação  compras realizadas sem esse formato de cotação.