13/06/2023 08:24:39 - Jaime Monçalvarga recebe título de Grande Benemérito por 50 anos de dedicação à Maçonaria

O advogado e ex-provedor da Santa Casa de Araçatuba, Jaime Monçalvarga  foi condecorado pelo Grande Oriente Paulista (Gop), com o título Grande Benemérito pelos seus 50  anos de atividades ininterruptas na Ordem.

A sessão magna  de entrega  do diploma de uma das mais altas honrarias da Maçonaria foi realizada no sábado com a presença de integrantes da Loja Moderna, representes de 22 Lojas dentre região de Araçatuba, capital paulista, Mato  Grosso do Sul e Paraguai,  familiares  e convidados do homenageado. A cerimônia foi conduzida pelo Grão- Mestre Adjunto Celso Ribeiro.

Jaime Monçalvarga, 81 anos, foi Iniciado na Loja Maçônica Moderna em 11 de abril de 1.970.  No período setembro de 1970 à junho de 1976 passou às condições de Elevado, Exaltado e Instalado, títulos que na terminologia maçônica definem ascensão aos cargos na hierarquia de uma irmandade.

Em meio século de atuação na Loja Maçônica Moderna, Jaime Monçalvarga imprimiu dinâmica, uma de suas características pessoais, cujos bons resultados podem ser medidos por uma trajetória  iniciada aos 14 anos como entregador e balconista da Casa Santos, um comércio varejista tradicional em Araçatuba nos anos 50 e que atingiu  a partir de 1975 a condição de advogado sênior de uma banca advocatícia, a Monçalvarga e Advogados Associados,  que desfruta de respeito e prestigio em Araçatuba e região.

Fundador da Loja Acácia Biriguiense Oriente de Birigui, Monçalvarga colaborou na fundação das Lojas José Moreira Oriente, de Presidente Prudente, Lux Et Labor Oriente, de Assis, São Paulo Piratininga, Oriente de Bauru  e Loja Vinte e Um de Abril Oriente, de Araçatuba.

No período 1976 à 2010 ocupou vários cargos, como,  Venerável Mestre da Augusta e Respeitável Loja Maçônica Moderna;  Delegado Regional do Gop, Grande Secretário de Ritualística do Rito Moderno e Membro do Conselho Deliberativo do Gop e Soberano Grande Inspetor da Oficina Chefe do Tito Moderno para o Brasil.

Monçalvarga juntamente  com  Ismael Mamede restabeleceu a Carta Constitutiva da Oficina Chefe do Rito Moderno para o Brasil. Também participou da fundação  de vários Capítulos Filosóficos ( estudos para aprimoramento contínuo) e esteve à frente de todos  os seminários de Mestres, Companheiros e Aprendizes realizados na regional.

Membro fundador do Grande Oriente Paulista e agraciado com a Medalha de Mérito Maçom, Jaime Monçalvarga é casado com a senhora Alice Moda Monçalvarga. O casal tem três filhos Sirlene Cátia Monçalvarga Enciso, Silmara Alice Monçalvarga e Jaime Monçalvarga Júnior.

Santa Casa de Araçatuba

Participante ativo da sociedade local, Jaime Monçalvarga foi provedor da Santa Casa de Araçatuba por 18 anos. No entanto, o relacionamento com o hospital, hoje referência de alta complexidade para 40 municípios da região de Araçatuba, começou no período1992- 2000  na condição de procurador jurídico das diretorias dos provedores Wilson Bedaque e Milton Freire .

Em 16 de março de 2000 foi eleito para assumir a provedoria na qual permaneceu até março de 2018.Sua gestão foi pontuada por inovações como por exemplo a criação do Serviço de Oncologia e o Hospital do Rim e a reformulação da Central de Radioterapia.

Com bom trânsito junto aos governos Municipal e Estadual, Monçalvarga conseguiu captar R$ 35 milhões para investimentos em construções necessárias ao crescimento das demandas do hospital.

Foram 10.510,79 metros quadrados de novas  edificações que consolidaram o complexo hospitalar hoje com  24.285,78 metros quadrados. Os destaques foram a construção de uma torre com 114 leitos, o Hospital do Rim e Central de Radioterapia.