Notícias


25/02/2022 17:04:55 - Mais 20 médicos concluem especialização no Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba

A Coreme (Comissão de Residência Médica) e a direção da Santa Casa de Araçatuba realizaram nesta sexta-feira (28/2), no anfiteatro do UniSalesiano, solenidade de conclusão da quarta turma do Programa de Residência Médica implantado no hospital em 2017 e autorizado pelo Ministério da Educação através da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica.

O programa visa aprimorar as competências técnico-assistenciais de profissionais formados em cursos de Medicina de todo o país.

Neste ano foram 20 formandos das especialidades de Clínica Médica (6), Ginecologia (4), Ortopedia e Traumatologia (2), Pediatria (4 de Pediatria, 1 Medicina Intensiva Infantil, 1 Neonatologia, 2 Pediatria) e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem (2).

Com os concluintes 2022, o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba foi implantado em 2017 e já formou 62 médicos especialistas.

Nesta turma de formandos, os cursos iniciados respectivamente em 2019 e 2020. O conteúdo da Residência Médica prioriza a prática, com 90% de atividades práticas com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva e somente 10% de parte teórica.

A solenidade de formatura foi presidida pelo professor-doutor Anderson Azevedo Dutra, coordenador da  Comissão de Residência Medica (COREME) e coordenador dos cursos de Pediatria, Neonatologia e Medicina Intensiva Infantil, e pelo vice-coordenador da Coreme professor-doutor Rafael Saad.

O evento também teve a participação dos médicos que coordenam os cursos das vinte especialidades certificados:  Maria Lúcia Marin Cominotti, Ginecologia e Obstetrícia; Fabricio Benez, Ortopedia e Traumatologia; Mauro Sérgio Camargo Benez, Radiologia e Diagnóstico Por Imagem; e Anderson Azevedo Dutra, Pediatria, Neonatologia e Medicina Intensiva Infantil.

A diretoria da Santa Casa de Araçatuba foi representada pela tesoureira Maria Ionice Zucon, e o UniSalesiano, instituição de ensino parceira da área de ensino do hospital foi representada pelo professor-doutor Antônio Poletto, coordenador do curso de Medicina.

O vice-coordenador da Coreme e coordenador do curso de Clínica Médica, Rafael Saad destacou que além das atividades cotidianas de um hospital geral de alta complexidade que realiza em média 650 mil procedimentos/ano, “os formandos desta turma estiveram em uma guerra, posto terem estado nas linhas de frente dos atendimentos a pacientes infectados pelo coronavírus e foram decisivos nos três ciclos graves da pandemia”.

A vocação da Santa Casa de Araçatuba de hospital de especialidades e de referência em atendimentos de média e alta complexidades para 40 municípios da região oferece aos residentes de Medicina cenários diversificados e por isso mesmo, ideais para práticas de assistência, incluindo em subespecialidades relacionadas à Clínica Médica e Pediatria, como por exemplo, Cardiologia, Nefrologia, Pneumologia e Oncologia.

Título de Especialista

A Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de cursos de especialização nas áreas de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Radiologia e Diagnóstico Por Imagem.

Os residentes certificados nesta sexta-feira, após registro no Conselho Regional de Medicina, já estão aptos ao exercício das referidas especialidades e habilitados para novas capacitações, como por exemplo, concorrer às provas de Residência Médica para   título de especialista em uma das subespecialidades relativas ao curso que estão concluindo.

Os concluintes de Clínica Médica, por exemplo, estão habilitados para cursos de especialização em Cardiologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Nefrologia, Oncologia e   Pneumologia.  A conclusão da Residência Médica em Pediatria é pré-requisito para provas de especialização em várias áreas, como por exemplo, em Neuropediatria e Neonatologia.

Nova Turma

Na  próxima terça-feira (1/3) será iniciada uma nova turma. São 21 vagas em seis especialidades: Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Geral (3 vagas) Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Ortopedia e Traumatologia (2 vagas), Pediatria (4 vagas) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas).











 

Compartilhe: