Notícias


03/06/2016 - Mórmons doam monitor cardíaco para Santa Casa de Araçatuba

 Um monitor cardíaco, equipamento que avalia em tempo real os sinais vitais do paciente, foi doado à Santa Casa de Araçatuba pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O aparelho foi entregue  nesta semana, durante  evento que reuniu respectivamente, o vice-provedor  e o gerente administrativo do hospital, Carlos Joaquim Rodrigues e Fábio Blaya e os diretores da igreja, Márcio Saito – diretor de Assuntos de 1ª Estaca – e José Carlos Galves – integrante do 1º Conselho da Estaca-.  Gestores de vários setores administrativos e de apoio do hospital, também participaram da reunião.

De acordo com Márcio Saito, o equipamento foi adquirido  com ofertas feitas por membros da igreja, também chamados de mórmons. A doação faz parte das atividades do Projeto de  Ajuda Comunitária realizado pela igreja e que já beneficiou algumas entidades em Araçatuba, dentre as quais a ADEFA.  “ O alvo do  Projeto é a defesa da liberdade e tolerância religiosa, através do bom relacionamento inter-religioso com os vários setores da comunidade”, explica Saito.

O diretor da Igreja dos Mórmons, disse que as doações solidárias que o Projeto realiza, também têm como alvo, “ beneficiar o maior número  possível de pessoas; e a Santa Casa acolhe um imenso público que necessita de seus serviços”.
 
Ao agradecer a doação, o vice-provedor da Santa Casa, Carlos Joaquim elogiou “a atitude solidária que nasceu da vontade dos membros da igreja de serem uteis à população, através do hospital”.  Já o gerente administrativo, Fábio Blaya disse que a ampliação da estrutura de atendimento do, também depende de mobilizações da comunidade, “igual realizada pela Igreja dos Santos    e para qual somos muito gratos”.
 
Com a doação, sobe para 41 a quantidade de monitores cardíacos em operação nas várias alas de atendimento do hospital. O monitor doado pela igreja dos mórmons, será utilizado no Serviço de Endoscopia, unidade da Santa Casa que atende em média 200 pacientes por mês, que realizam exames de Endoscopia Digestiva Alta (método de investigação de doenças do esôfago, estomago e duodeno) e Colonoscopia (exame endoscópico, que permite a visualização do interior de todo o intestino grosso e da parte final do intestino delgado). O uso do monitor é necessário durante os exames, pois os pacientes são sedados. Por isso, a oxigenação sanguínea e a frequência cardíaca são monitorados durante os procedimentos.
 
 
Compartilhe: