Notícias


09/05/2014 - Mutirão de cirurgia pediátrica vai beneficiar sete crianças

Um grupo de sete crianças entre dois e sete anos serão beneficiadas pelo Mutirão de Cirurgia de Pediátrica que será realizado neste sábado, na Santa Casa de Araçatuba. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (CIPE), com apoio das associações estaduais e Santa Casa de Araçatuba. A iniciativa representa um importante caráter social, uma vez que reduz as filas de espera de crianças e adolescentes com indicação para cirurgia eletiva.

Este é o terceiro ano consecutivo em que o hospital adere ao mutirão, através do Serviço de Cirurgia Pediátrica. Os pacientes foram selecionados dentre uma lista que reúne em torno de 80 pacientes que aguardam para realizar cirurgias de pequeno e médio portes, dentre as quais, hérnia inguinal e postectomia (procedimento para o descolamento do prepúcio do pênis).

Os pacientes foram escolhidos através  do critério faixa etária, com prioridade para os mais novos.  

A outra boa noticia é que a fila de espera vai andar mais rapidamente a partir de agora. Com teto especifico para realização de cirurgias pediátricas eletivas de pequeno e médio portes e equipe de cirurgia definida, a Santa Casa de Araçatuba já agendou as datas para realização de procedimentos dos pacientes que aguardam sua vez. A previsão é que a fila seja zerada no máximo em três meses.

Estrutura

Os procedimentos serão realizados neste sábado, a partir das 7 horas e serão realizadas pelos cirurgiões Aimar Garcia Sanches e Adriana Oliva Hebeler que integram o Serviço de Cirurgia Pediátrica da Santa Casa.

Foram reservadas e preparadas duas salas do Centro Cirúrgico. Também foram definidas duas equipes compostas por cirurgiões pediátricos, anestesiologistas, enfermeiros e outros profissionais que, mesmo indiretamente, participam dessa empreitada dedicando o seu dia para que as crianças sejam tratadas.

No ano passado, o mutirão realizado na Santa Casa de Araçatuba durou uma semana e beneficiou 35 crianças. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica, em seis anos de realização do Mutirão, em torno de 4 mil crianças foram beneficiadas em todo o país.

 

Compartilhe: