Notícias


07/08/2016 - Novo procedimento agiliza resultado de câncer na Santa Casa

O Liberal Regional

Células e tecidos de pacientes com câncer tratados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) na Santa Casa de Araçatuba não precisam mais ser enviados para exames em outros municípios. Desde o mês passado, um novo procedimento passou a ser feito no hospital regional, o que faz cair pela metade o tempo de espera pelo resultado.

A novidade se chama estudo imuno-histoquímico. Trata-se de uma etapa importante ao tratamento do paciente, pois, após a confirmação do câncer, os médicos precisam classificar qual é o tipo exato. Além disso, é este método que descobre o tecido ou o órgão onde a doença se originou, no caso de o tumor já estar disseminado no organismo.

Até então, o material coletado nos pacientes em início de tratamento no CTO (Centro de Tratamento Oncológico) era enviado pelo Serviço de Patologia da Santa Casa de Araçatuba para laboratórios de outras regiões, como em Botucatu. A devolução do resultado para o hospital regional levava cerca de 15 dias.

IMPORTAÇÃO
No mês passado, o Instituto de Patologia de Araçatuba, que tem parceria e realiza trabalho conjunto com a Santa Casa, importou dois equipamentos da Europa para a realização dos exames. Atualmente, a tecnologia, instalada nas dependências do hospital regional, já está à disposição dos pacientes. O valor do investimento não foi informado.

Se antes o tempo de espera era de aproximadamente 15 dias, os resultados, agora, estão sendo enviados em até uma semana. Em um período de dez dias em funcionamento, o Instituto já liberou 32 resultados de exames para o CTO, que atende 1.200 pacientes. Deste total, 800 estão em tratamento, como quimioterapia e hormonioterapia; os demais passam por acompanhamento pós-tratamento. A unidade recebe 90% das pessoas com câncer que residem em Araçatuba e dependem da estrutura do SUS para serem tratadas.

"A aquisição de equipamentos importados pelo Instituto de Patologia de Araçatuba permite maior agilidade e precisão nos resultados", diz o médico Neivio José Mattar. "A realização desse estudo através das lâminas preparadas pelos equipamentos permite a conclusão do diagnóstico em Araçatuba, na maioria dos casos."

REGIONAL
A oncologia está incluída no rol de especialidades de alta complexidade da Santa Casa, atendendo pacientes do SUS que residem em Araçatuba e em mais 40 cidades regionais. 

A unidade conta com estrutura para realizar todas as etapas do tratamento: primeira consulta, exames de imagem, laboratoriais e biópsias para diagnóstico; cirurgias oncológicas; e tratamento (quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia e braquiterapia).

Compartilhe: