02/02/2022 17:08:03 - Posto de Coleta de Leite Humano recebe reconhecimento por trabalho realizado na pandemia

O Posto de Coleta de Leite, serviço da Santa Casa de Araçatuba vinculado ao Banco de Leite Humano de Araçatuba, recebeu certificado de reconhecimento concedido pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano. A concessão do certificado foi comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde no final do mês de janeiro à direção do hospital.

O certificado é referente aos trabalhos realizados em 2021 “mesmo com os desafios enfrentados pela pandemia da covid-19”, explicou a secretária Carmem Sílvia Guariente, no oficio em que encaminhou o certificado.

O   Posto de Coleta de Leite Humano foi instalado pela direção da Santa Casa de Araçatuba em março de 2019 para oferecer suporte alimentar dos bebês prematuros que necessitam de cuidados intensivos nas UTIs Neonatais e no Berçário de Cuidados Intermediários.

A média de bebês internados nestas unidades geram demanda em torno de 2 litros de leite/dia.  Cada puérpera coleta leite para seu bebê internado. A parte excedente obtida normalmente de mães que produzem muito leite é encaminhada ao Banco de Leite de Araçatuba para ser analisado, pasteurizado e oferecido aos bebês cujas mães não produzem o alimento.

No período que antecedeu a pandemia, o Posto de Coleta atendia as mães dos bebês internados e doadoras externas. Porém, as restrições impostas desde o início da pandemia em abril de 2020 reduziram os fluxos do público externo ao hospital e os deslocamentos de puérperas que produzem muito leite e doam ao Posto de Coleta.

Para continuar garantindo a demanda diária, o hospital adquiriu com recursos próprios uma   bomba automática que reduz o tempo de coleta e permite extração total de leite das duas mamas simultaneamente, sem causar dor ou danos aos mamilos das puérperas, e evita perda do alimento.

Porém eram necessárias mais máquinas para que todas as mães que comparecem nos turnos de coletas pudessem utilizar da mesma tecnologia. Por isso, o hospital fez uma campanha junto aos Rotary Clubs de Araçatuba e foi atendido pelos clubes Alvorada, Bandeirantes e Oeste que fizeram doação de extrator e bomba elétrica respectivamente em setembro do ano passado.

Com a automatização dos processos de ordenha, o Posto coletou 582,990 litros de leite humano no período janeiro 2021/janeiro 2022, que prospectam média mensal de 48 litros.  Entre janeiro e abril de 2020, a média coletada foi de 16,5 litros.

O diretor técnico  da Santa Casa de Araçatuba, Giulio Stanco Coscina Neto explica que Posto de Coleta “ é um suporte importante para as UTI Neonatal pois assegura leite humano para todos os bebês que necessitam”.  Diante da dificuldade que algumas mães têm para produzir leite “ o hospital não mediu esforços para criar esta estrutura de apoio e  hoje já é possível dizer que a atuação do Posto de Coleta contribui com a recuperação dos prematuros internados”.

Nova doação

Nesta semana, o Posto de Coleta de Leite Humano recebeu mais uma doação. O Rotary Club de Araçatuba - Centenário Distrito 4470, através do presidente Kleber Torrezan fez a entrega de uma extratora para coleta automatizada e acessórios.

O Rotary Araçatuba investiu R$ 13.479,14 com a comprado equipamento e decidiu apoiar a Santa Casa de Araçatuba “pela importância do Posto de Coleta de Leite Humano para os prematuros internados e para o Banco de Leite de Araçatuba”, explicou Torrezan.