
Estarão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para o processo seletivo dos Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba, atividades de especialização reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
Podem se inscrever médicos formados em todo o território nacional por faculdades oficiais reconhecidas e os formados no exterior com diploma revalidado por universidades autorizados pelo MEC. As inscrições poderão ser realizadas no site da Consesp (www.consesp.com.br).
A abertura de uma vaga anual para a especialidade de Cardiologia é uma das novidades do processo seletivo. Para concorrer à vaga é necessário que os interessados tenham concluído residência de Clínica Médica. O curso terá dois anos de duração e será supervisionado pela cardiologista clínica Vilma Neri Shinsato.
“A Cardiologia de Araçatuba vai crescer muito com a Residência Médica de Cardiologia da Santa Casa, que já tem um serviço completo da especialidade, o que facilita muito o treinamento desses profissionais”, define Shinsato ao afirmar que sente “muito orgulho de estar junto nesse projeto”.
A prova para o processo seletivo da especialidade de Ortopedia e Traumatologia não será mais organizada pela Fundação Carlos Chagas que aplicaria prova do SUS-São Paulo, e sim pela Consesp.
25 vagas
O quinto processo seletivo para Programas de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba terá um total de 25 vagas distribuídas em nove especialidades: Cardiologia 1 vaga, Cirurgia Geral 3 vagas, Clínica Médica 6 vagas, Ginecologia e Obstetrícia 4 vagas, Medicina Intensiva Pediátrica (pré-requisito ter concluído Residência em Pediatria) 1 vaga, Neonatologia (pré-requisito ter feito residência de Pediatria) 1 vaga, Ortopedia e Traumatologia 2 vagas, Pediatria 4 vagas, e Radiologia e Diagnóstico por Imagem 2 vagas.
Com exceção da Ortopedia, o processo seletivo das demais especialidades será realizado pela Consesp (www.consesp.com.br) no dia 2 de dezembro de 2020, em duas etapas: prova objetiva pela manhã e entrevista à tarde.
Os candidatos para as especialidades de acesso direto responderão a 80 questões de múltipla escolha e os de pré-requisito a 10 questões dissertativas da especialidade do pré-requisito.
O resultado final está previsto para divulgação em 28/12/2020. As matrículas ocorrerão a partir de 10 de fevereiro de 2021 e as atividades dos novos médicos residentes terão início em 01 de março de 2021.
O coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) da Santa Casa de Araçatuba, Rafael Saad informa que em decorrência da pandemia do coronavírus, “durante a avaliação dos candidatos, serão adotadas as medidas necessárias para garantir distanciamento social entre os candidatos”