Notícias


04/08/2022 11:32:07 - Santa Casa de Araçatuba elege integrantes da CIPA para 2022-2023

A Santa Casa de Araçatuba elegeu a Comissão Interna de Prevenção de Acidente que vai atuar no período 2022-2023.  A eleição foi realizada nos dias 28 e 29 de julho com 54% de adesão do total de 1.682 colaboradores com direito a voto.

Ao todo 20 candidatos a cipeiros participaram do processo eleitoral, sendo eleitos oito titulares para representar os colaboradores: Maria Helena Panichi 130 votos; Aline Cristina Bertoldo Javarez (98 votos), Elisangela Pagliuzo (88 votos), Matheus Araújo (64 votos), Regina Gomes Alves (51 votos), Karoline Passamani Fernandes Amaral (50 votos), Antônia Maria de Oliveira (47 votos) e Valdeci Pereira (46 votos).

As vagas de suplentes foram preenchidas pelos colaboradores Leonardo Ricardo da Silva, Faustina Leal Ribeiro, Amarildo Mariano de Araújo Júnior, Juan Gustavo de Oliveira Domingos, Ana de Almeida dos Santos Zaher e Viviane Monteiro dos Santos. Os suplentes assumem somente em caso de impedimento de algum titular.

Os novos cipeiros deverão assumir no final deste mês. A posse ocorre após participarem de treinamentos realizados pela Gestão de Segurança e Medicina do Trabalho. O treinamento é composto do curso de Prevenção de Acidentes no Trabalho que aborda temas como a NR-5, Acidente de Trabalho, Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), Equipamento de Proteção Individual (EPI), dentre outros.

O que é CIPA?

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma exigência do Ministério do Trabalho. É formada por colaboradores eleitos pelos próprios colaboradores para serem treinados para colaborar na prevenção de acidentes de trabalho. A função da CIPA é colaborar com a instituição na prevenção de acidentes, eliminando e/ou reduzindo os riscos.

Na Santa Casa de Araçatuba, a CIPA historicamente tem realizado atividades de muita importância, visando informações, orientações, esclarecimentos e prevenção de acidentes aos funcionários e, além do trabalho junto à Direção, também desenvolve algumas atividades com a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar), tais como: palestras sobre Doenças Infectocontagiosas, orientações sobre o uso correto do coletor de perfurocortantes e orientações sobre uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual).

 

 

Compartilhe: