26/06/2023 16:00:54 - Santa Casa de Araçatuba faz captação de múltiplos órgãos de paciente com 50 anos

Foi concluída às 12h desta segunda-feira, a captação de órgãos de um paciente de 50 anos, de Andradina, que deu entrada na Santa Casa de Araçatuba no dia 6 de junho em um quadro grave de hemorragia subaracnóidea.

A morte cerebral foi constatada ontem (25/6) às 8h30. A família concordou em doar os órgãos. O procedimento começou às 9h15.

A captação, a sexta deste ano realizada na Santa Casa, foi coordenada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT).

Foram captados o fígado por equipe de Sorocaba, rins, coração para retirada de válvulas e córneas que foram coletados respectivamente por equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto e pelo enfermeiro Matheus Tonon.

Os órgãos serão transplantados em pacientes que estão na fila de espera e que tenham compatibilidade com o doador. A localização e encaminhamento desses pacientes é realizada pela Central Nacional de Transplantes.