02/03/2022 11:30:27 - Santa Casa de Araçatuba recebe nova turma de médicos residentes

Nesta terça-feira (/3), teve início uma nova turma do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba. Ao todo são 21 vagas em seis especialidades: Clínica Médica (6 vagas), Cirurgia Geral (3 vagas) Ginecologia e Obstetrícia (4 vagas), Ortopedia e Traumatologia (2 vagas), Pediatria (4 vagas) e Radiologia e Diagnóstico por Imagem (2 vagas).

Os novos médicos residentes foram aprovados no processo seletivo realizado no final de 2021.

O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba constitui modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, com períodos de atividade e orientação determinados pelos supervisores pertencentes ao corpo clínico  do hospital.

Autorizado pelo MEC (Ministério da Educação), por meio da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), o programa visa aprimorar as competências técnico-assistenciais de profissionais formados em cursos de Medicina de todo o País.

O conteúdo da Residência Médica prioriza a prática, com 90% de atividades com pacientes em rotinas ambulatoriais, enfermarias, urgência e emergência e terapia intensiva. Somente 10% do conteúdo é de parte teórica.

Os cursos estão sob a responsabilidade da Coordenação da Comissão de Residência Médica (COREME). Os professores-doutores Anderson Azevedo Dutra e Rafael Saad coordenam as atividades da COREME.

No total,, o Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba possui 56 alunos e seis especialidades: Cirurgia Geral (8), Radiologia e Diagnostico Por Imagem ( 6), Pediatria ( 12), Ginecologia e Obstetricia (12), Cliníca Médica ( 12) e Ortopedia e Traumatologia (6).