
Uma iniciativa de Marlene Giraldelli Pereira Moraes, que atua voluntariamente em apoio às algumas entidades assistenciais, e Deomerce de Souza Damasceno, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade de Araçatuba, vai resultar na doação de 1000 toalhas de banho para a Santa Casa de Araçatuba.
O primeiro lote com 500 unidades foi entregue ontem à Comissão de Captação de Recursos, do hospital. As toalhas têm padrão hospitalar e serão utilizadas nas enfermarias para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que não tenham toalhas para utilizar durante o período de internação.
As toalhas doadas ao hospital foram adquiridas através de mobilização que Marlene Moraes e Deomerce Damasceno realizaram em seus grupos de oração e de trabalho social, como por exemplo, o “Amigas do Bem” que reúne em torno de 65 integrantes; e “pessoas que foram aderindo à campanha”, explicam as organizadoras.
A campanha foi iniciada em março em parceria com a Casa Real, que negociou um valor mais acessível pelo modelo e padrão da toalha de banho escolhida pela organização, que chegou ao preço final de R$ 13,00. Os doadores foram orientados a ir ao estabelecimento para comprar, ou depositar o valor na conta da empresa que ao final reverteria o total arrecadado em toalhas.
Em poucos dias, a campanha já havia arrecadado doações em dinheiro e em espécie que totalizaram 500 unidades. “Tivemos três pessoas que doaram valores suficientes para a compra de 90 e 100 toalhas”, detalhou Marlene Moraes ao explicar que o fechamento da loja em decorrência das restrições necessárias ao combate do coronavírus, pode estar impendido as pessoas de ir à loja para comprar a doação.
“Mesmo assim, a gerência já informou que além das 500 toalhas já entregues, há depósitos suficientes para comprar mais 300”, informou Marlene Moraes. Além da aquisição, as campanhas também estão custeando a silcagem do nome da Santa Casa de Araçatuba em todas as toalhas doadas e as que serão entregues.
“Acreditamos que com essa campanha poderemos ajudar o hospital a oferecer um conforto a mais aos pacientes que precisam ser internados e às vezes não têm sequer uma toalha para levar”, afirmou Deomerce Damasceno ao explicar que grupo decidiu realizar a campanha, por saber que a Santa Casa de Araçatuba tem várias prioridades e os recursos que dispõe não é suficiente para atender todas.
Certas de que nos próximos dias conseguirão cumprir a meta das 1000 toalhas, Deomerce e Marlene já estão dispostas a mobilizar suas redes de ajuda para apoiar a o hospital a conseguir 1000 lençóis para suprir a demanda dos leitos, repor os que estão desgastados pelas lavagens e passagens por métodos industriais e exigidos pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para estocagem estratégica para ser utilizada em caso de aumento dos atendimentos decorrentes do coronavírus.