14/02/2022 09:17:38 - Santa Casa inaugura Centro Ambulatorial e Diagnóstico em parceria com o UniSalesiano

Uma parceria entre o UniSalesiano e o hospital disponibilizou, no sábado (12), o Centro Ambulatorial e de Diagnósticos, que passou a funcionar em um espaço integrado. O prédio histórico, construído em 1927 para a então maternidade do hospital, foi totalmente reformado e readequado com aportes de R$ 1,9 milhão, dos quais, R$ 1,5 milhão foram custeados pelo UniSalesiano através do Programa Mais Médicos, e R$ 400 mil de contrapartida da Santa Casa.

A nova ala oferece os serviços de Ambulatório de Especialidades Médicas, Laboratório de Análises Clínicas, Medicina Nuclear e Serviço de Endoscopia que realiza endoscopia alta do aparelho digestivo, colonoscopia e broncoscopia.

Solenidade

A solenidade de reinauguração reuniu várias autoridades e teve a bênção do bispo diocesano dom Sérgio Krzywy. Na oportunidade, o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Claudionor Aguiar Teixeira, destacou que a revitalização realizada não desconfigurou o prédio que foi tombado como patrimônio histórico.

O prefeito Dilador Borges (PSDB) falou da importância das parcerias e disse que a Prefeitura tem auxiliado o hospital dentro do possível, apesar de a Santa Casa funcionar em convênio com o governo do Estado.

Ele citou como exemplo a intermediação para liberação de verba do Ministério do Trabalho para investimento na reforma de outro setor do hospital.

Com relação ao convênio entre a Santa Casa e o UniSalesiano para implantação do Centro Ambulatorial e de Diagnósticos, Dilador informou que o município reduziu a burocracia ao autorizar o repasse dos recursos da instituição direto para o hospital, que ficou responsável pela prestação de contas.

“A Santa Casa e o curso de Medicina do UniSalesiano são dois aparelhamentos de muito orgulho para Araçatuba e região. Juntos somando forças podemos construir muito mais”, declarou.

O reitor do UniSalesiano, padre Erondi Tamandaré, também se manifestou sobre a parceria e chamou a atenção para a necessidade de se colocar os desejos pessoais de lado em favor do bem coletivo, principalmente quando se trata de instituições de saúde, já que um dia todos precisarão desse tipo de assistência.

“Para nós, salesianos, é uma alegria entregar esse equipamento, pois acreditamos no bem comum, no cuidado humano e que vamos formar de uma maneira mais responsável, mais humana, mas ética os nossos acadêmicos”, comentou.

Durante o evento, foi informado que a Santa Casa de Araçatuba caminha para ser declarada Hospital de Ensino, elevando o status da cidade e melhorando a remuneração do próprio hospital.

Para Tamandaré, quando isso acontecer, será um grande feito, mostrando que as parcerias somam e resultam em benefícios às pessoas que mais precisam.

Revitalização

O prédio tem entrada pela rua Floriano Peixoto, fator que facilita a entrada dos pacientes externos. A fachada foi preservada, inclusive na cor azul utilizada no projeto primitivo e gazebos com plantas e bancos que foram produzidos com o aproveitamento de madeira retirada dos batentes das portas do mesmo prédio e que agora são de granito.

A parte interna, no entanto, foi reformulada, do piso ao teto, passando pela laje. O prédio também teve adaptações os corredores e reformulação do total do sistema elétrico, hidráulico e ramais para gases medicinais.

Demandas

Desde 2020 o Ambulatório de Especialidades Médicas já funcionava no local e realizava em média, 25 mil consultas/ano de 15 especialidades de alta complexidade, entre elas ortopedia, cirurgia pediátrica, oftalmologia, gastroenterologia, cirurgia cardiovascular.

Também são realizados atendimentos ambulatoriais de pacientes que receberam marcapasso e de neurologia e neurocirurgia. Os atendimentos são 100% SUS. Os pacientes são das 40 cidades da região de Araçatuba que são encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Os atendimentos SUS também representam cerca de 70% da demanda do Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa, que chega a processar 50 mil exames mês e tem capacidade para atender o dobro dessa demanda.