
Secretaria de Estado da Saúde iniciou neste sabado (22/11) uma campanha de incentivo à doação de sangue em todo o Estado. O objetivo é levar aos bancos de sangue um número maior de voluntários e transformar a doação voluntária e rotineira.
A campanha "Eu dou o sangue pelo meu time" irá, de 22 a 30 de novembro, contar com a participação dos goleiros Marcos (Palmeiras), Rogério Ceni (São Paulo) e Felipe (Corinthians). Eles cederam o direito de uso de suas imagens para o material promocional a ser distribuídos nos hemocentros, hemonúcleos e unidades de saúde pelo Estado, entre banners, cartazes e folhetos.
Um posto móvel irá percorrer a sede de três torcidas organizadas para realizar a coleta de sangue dos torcedores que desejarem doar.
"O público que vai aos estádios de futebol é formado em grande parte por pessoas jovens e saudáveis, que são o perfil do potencial doador de sangue. Com esta campanha pretendemos mobilizar a população para este gesto importante que ajuda a salvar vidas", afirma Osvaldo Donnini, coordenador da Hemorrede da Secretaria.
Em Araçatuba, os doadores de sangue poderão comparecer ao Hemocentro, nas segundas e quartas, das 9h às 19h; terças das 9h às 18h; quintas, sextas e sábados, das 7h às 12h. O endereço é av. Arthur Ferreira da Costa, nº 33
Para doar sangue é preciso ter idade entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 quilos, estar em boas condições de saúde e descanso, estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos, apresentar documento oficial de identidade com foto. Pessoas que tiveram doença de Chagas, malária, hepatite até os 10 anos de idade e com histórico de doenças transmissíveis pelo sangue, como sífilis e HIV não podem doar sangue.