08/02/2024 11:39:09 - Agência Transfusional da Santa Casa de Araçatuba recebe certificação de proficiência

O ano de 2024 começa com a Santa Casa de Araçatuba conquistando ainda mais reconhecimento em função da qualidade e segurança no atendimento aos pacientes. A Agência Transfusional, serviço responsável pela transfusão dos componentes sanguíneos fundamentais à manutenção da vida de pacientes internados no hospital em várias situações, conquistou a Certificação de Proficiência em Imunohematologia, emitida pela Controllab, maior empresa brasileira de controle de qualidade laboratorial especializada em certificações de proficiência e certificada pelo Ministério da Saúde. O documento atesta a eficiência técnica da agência nas transfusões de sangue, fortalecendo a credibilidade no cuidado com os pacientes atendidos.

A certificação, expedida em janeiro de 2024 referente ao ano de 2023, é resultado de um rigoroso processo de monitoramento e análise clínica. A implantação do monitoramento teve início em março de 2023 e envolveu ensaios práticos e teóricos, totalizando seis avaliações ao longo do ano. Com uma média de 300 pacientes atendidos mensalmente, a agência realizou ensaios que abrangem desde análises sorológicas até práticas específicas, todos criteriosamente avaliados. A Santa Casa de Araçatuba é referência de atendimentos de alta complexidade para 40 municípios da região.

A Controllab atestou a proficiência técnica da Agência Transfusional com destaque para a qualidade dos ensaios realizados e a eficiência do controle de qualidade interno. Lorine Sezário, biomédica e responsável técnica do laboratório de imunohematologia da Agência Transfusional, afirma que a conquista representa não apenas um reconhecimento para a instituição, mas também assegura a credibilidade e segurança aos pacientes atendidos durante um processo delicado e que requer muita atenção. A Agência  está sob a responsabilidade técnica da médica  Mariana Stuchi Urazaki.

“Essa certificação ressalta a credibilidade e qualidade no serviço que é oferecido aos pacientes que são atendidos na Santa Casa de Araçatuba. Para os pacientes, representa segurança, que é o que realmente importa. O paciente precisa ser atendido por um serviço de qualidade e merece ser atendido com total segurança”, diz Lorine.

De olho no futuro

Quanto aos próximos passos, a agência pretende manter a metodologia em 2024, com o objetivo de conquistar a acreditação junto à Associação Brasileira de Hemoterapia e Hematologia. A meta é alcançar esse importante selo de qualidade após o terceiro ano de monitoramento contínuo, consolidando a posição da Agência Transfusional como referência em laboratório de alta complexidade e excelência no atendimento aos pacientes.