10/10/2023 12:39:55 - Após 30 dias internado em quadro clinico grave, paciente volta para agradecer equipe da UTI 1

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas da Unidade de Terapia Intensiva 1, da Santa Casa de Araçatuba, foram surpreendidos na manhã desta terça-feira (10/10) com a visita do ex-paciente Ronaldo dos Santos Silva, 45 anos. E não faltaram motivos para ele ter sido recebido com tanta alegria pela equipe.  “Estou aqui pela graça de Deus que me trouxe para o lugar certo e para ser tratado pelos médicos certos”, afirmou emocionado.

Há alguns meses, Ronaldo veio transferido de Auriflama, cidade onde mora, sob um diagnóstico de tuberculose. Mas, aqui na Santa Casa de Araçatuba as equipes médicas da UTI e da Clinica Médica, através do médico Rafael Saad, descobriram tratar-se de um fungo que causou lesões pulmonares, óssea e de pele.

Num quadro gravíssimo que o colocou sob risco de morte por vários dias, Ronaldo passou mais de 30 dias internado na UTI Geral 1, a maioria dos quais intubado. Porém, o diagnóstico correto e o tratamento certo reverteram a resistência do fungo.

Com os cuidados médicos e dos profissionais multidisciplinares Ronaldo foi aos poucos se recuperando dos danos causados em seu organismo e sequelas graves, como a perda total dos movimentos do corpo. Quando recebeu alta já conseguia de movimentar com um andador e ao voltar nesta terça-feira “para dar um abraço nesta equipe que cuidou tão bem de mim”, ele já estava andando normalmente. “Muitos disseram que eu não voltaria para minha casa. Voltei para a minha casa e para abraçar essa equipe maravilhosa. O tratamento aqui não é 10 é 1000 e de todos”, comemorou o ex-paciente ao abraçar o médico  Gustavo Soltovski da equipe da UTI 1.

O caso do paciente Ronaldo foi apresentado pela médica Lorise Donadelli, da equipe da UTI 1, durante um Congresso de Clinica Médica realizado no mês de setembro, em Santa Catarina.