05/07/2024 12:03:38 - Costureiras da Santa Casa de Araçatuba transformam dedicação e afeto em economia para o hospital

Criada em  2021 como solução emergencial para garantir rapidamente a reposição de enxovais na primeira onda da pandemia do coronavírus, a Oficina de Costura da Santa Casa conseguiu cumprir as tarefas de consertar vestimentas das equipes que atuam na assistência aos pacientes e principalmente dos lençóis. Essas peças desgastam mais rápido em relação às de uso doméstico, porque  na higienização precisam  passar  processos intensos necessários à esterilização da rouparia hospitalar.  Como nem todas os lençóis desgastados nesses processos podem ser reaproveitados, a Oficina desenvolveu moldagem própria e passou a produzir  lençóis  com os tecidos que chegavam como doação  da comunidade, para ajudar o hospital manter um estoque mínimo de 1.000 jogos de lençóis, quantidade necessária à três trocas diárias nos leitos.

Decorridos três anos, a Oficina de Costura se consolidou e hoje recupera mensalmente em torno de 2 mil peças dentre uniformes, campos cirúrgicos, aventais, camisolas e lençóis.  O trabalho também ajuda instituição economizar mais de 40% com as despesas necessárias à manutenção do estoque de lençóis necessários  às trocas dos 330 leitos de internação e à dinâmica diária de serviços especializados como o Hospital do Rim, o Centro de Tratamento Oncológico, a Central de Radioterapia e Serviço de Endoscopia.

No período que antecedeu a criação da Oficina de Costura, os lençóis utilizados no hospital eram comprados no mercado especializado.  Pela tabela atual, um jogo contendo um lençol de baixo e um de cima confeccionados em brim branco leve, sem personalização,  custa em torno de R$ 120,00. Com a modelagem desenvolvida internamente, as costureiras conseguem fazer 200 jogos de lençóis para cada mil metros de tecido, que tem sido encontrado a R$ 16,00 o metro.  O valor final do enxoval produzido internamente é de R$ 80,00, ou seja 40% mais em conta.  Considerando que os jogos já saem com a logomarca do hospital, timbragem realizada por sik screen por uma colaboradora da Rouparia, a economia será ainda maior.

Fátima Silva Navarro Pereira e Iraceles  Vieira da Costa, costureiras da Oficina, precisam de menos de 10 dias para costurar 200 jogos de lençóis. E com avanços para evitar desperdícios. Pedaços de tecidos descartados na etapa de corte de novos lençóis são transformados em campos cirúrgicos (espécie de lençol usado para criar campo estéril durante procedimentos cirúrgicos), aventais e camisolas para pacientes.

Devido à grande demanda que a Santa Casa de Araçatuba recebe por ser o único hospital SUS (Sistema Único de Saúde) de média  complexidade para quatro cidade e alta complexidade para 40 municípios, a Oficina de Costura tem sido fundamental para conserto e produção da rouparia necessária aos atendimentos diários.

Déficit de lençóis

Com aumento diário da quantidade de pacientes atendidos em todo o complexo hospitalar e ocupação dos leitos próxima de 100%, a demanda   por lençóis para atender todos os setores exige atualmente  um estoque em torno de 1.200 jogos. No entanto, com sérios problemas financeiros, o hospital não tem conseguido atender essa necessidade.

Em junho, o déficit chegou a 600 jogos de lençóis. Uma campanha emergencial resultou na doação de 1000 metros  de tecidos por um empresário que prefere o anonimato, Rapidamente Fátima e Ira com apoio das demais colaboradas da Rouparia da Santa Casa, transformaram o tecido  nos primeiros, dos 200 novos  jogos de lençóis que ajudarão a atenuar as dificuldades que a Rouparia tem enfrentado para atender principalmente os setores de internação.

"É muito gratificante saber que os pacientes vão chegar aqui e encontrar um leito limpinho e arrumadinho com muito carinho para ele", afirma Fatima Pereira, que está há 20 anos na Lavanderia e há três anos trabalha na Oficina de Costura junto com Ira Costa . "Eu já tinha um pouco de prática porque sempre ajudei nos consertos de roupas", explica.

A dedicação das duas costureiras mantém os pacientes confortáveis e seguros. Além disso, também mostra a capacidade da Santa Casa de Araçatuba de se reinventar para enfrentar desafios com criatividade e solidariedade.

Doe lençóis

Doações são muito bem-vindas neste momento de déficit de lençóis no hospital. Pessoas físicas e jurídicas e instituições  podem contribuir com doações de tecidos ou dinheiro para a Oficina de Costura. Essas doações são fundamentais para manter o funcionamento da oficina e garantir que os pacientes sempre encontrem um ambiente acolhedor e bem equipado. Os interessados em ajudar podem entrar em contato diretamente com o setor de Captação de Recursos, através do whatsapp (18) 3607- 3292.

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba:

Predicado Comunicação

Roselana Aguiar - imprensa@santacasadearacatuba.com.br (18) 9 9783-2157 WhatsApp

Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 91119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp