01/06/2024 08:20:18 - CTO já conta com equipe multidisciplinar completa

Desde o final do ano passado, o Centro de Tratamento Oncológico e a Central de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba contam com uma equipe multidisciplinar para atender os pacientes. Além de oncologistas clínicos e cirúrgicos, enfermeiros, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e recepcionistas, agora também há assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogas, que prestam assistência nos aspectos físicos, psicológicos e sociais do tratamento oncológico.

Esses profissionais foram contratados graças a um aporte extra da Secretaria Estadual de Saúde, liberado em meados de 2023. Isso permitiu à diretoria do hospital implementar várias ações para ampliar a humanização dos atendimentos e melhorar o acolhimento dos pacientes em todas as fases do tratamento.

A equipe multidisciplinar leva em consideração o tipo de câncer, a fase do tratamento e as condições de saúde e sociais dos pacientes, proporcionando suporte necessário tanto a eles quanto aos seus familiares.

A fisioterapeuta trabalha diretamente na qualidade de vida do paciente, reduzindo sintomas como dor, tensão e desconforto, além de melhorar a função respiratória e circulatória e prevenir edemas. A nutricionista cuida da alimentação, estruturando dietas individualizadas para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia. A psicóloga oferece suporte emocional, ajudando pacientes e familiares a lidar com o diagnóstico e tratamento do câncer.

O Serviço Social acolhe, orienta, encaminha e acompanha os pacientes no acesso aos direitos sociais, garantindo a estrutura necessária para o tratamento, incluindo transporte e logística. As assistentes sociais atuam como elo com os gestores municipais de saúde.

O CTO atende, em média, 1.800 pacientes por mês, com um fluxo diário de cerca de 150 pessoas, incluindo acompanhantes. Desses, aproximadamente 70 pacientes realizam quimioterapia diariamente.

#araçatuba #santacasa #saúdeemfoco #cuidado #excelenciaemsaude #oestepaulista