Notícias


26/12/2024 08:08:28 - Dezembro Laranja: Proteção solar é ainda mais importante em cidades do interior, alerta oncologista da Santa Casa de Araçatuba

Com a chegada do verão e o aumento da exposição ao sol, os cuidados com a pele precisam ser redobrados, especialmente em regiões do interior, como Araçatuba, onde o calor é mais intenso. Durante o "Dezembro Laranja", mês de conscientização sobre o câncer de pele, o oncologista clinico Fabio  Veloso Alexandrino, coordenador do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba, alerta para a importância da prevenção e o perigo da exposição ao sol sem proteção adequada. Segundo ele, o calor intenso dessas áreas exige atenção extra.

Entre janeiro e novembro de 2024, a Santa Casa de Araçatuba registrou 220 novos  casos graves de câncer de pele  em pacientes dos 40 municípios atendidos pelo Serviço de Oncologia.   A média mensal de 18 casos novos projeta 238 casos  neste ano, contra 212 registrados  2023. Esses números, no entanto, não refletem a realidade da doença na área de referência do hospital.” Aqui recebemos somente os casos graves, ou seja, pacientes que precisam passar por tratamentos mais complexos, como quimioterapia, radioterapia e cirurgias. A maioria dos casos leves são tratados diretamente pelos dermatologistas em seus consultórios, e por isso os números de câncer de pele devem ser ainda maiores”, explica o coordenador do Serviço.

Os atendimentos aos casos encaminhados ao Serviço de Oncologia da Santa Casa de Araçatuba geraram 138 cirurgias e do total de  encaminhados, 143 pacientes precisaram  passar por tratamentos de radioterapia. O câncer de pele não melanoma (tumor maligno que se desenvolve nas células basais ou escamosas da pele) é a maior incidência dentre os pacientes atendidos no hospital, estando à frente dos tumores de próstata e de mama.

A intensidade do sol e frequência continua dos dias ensolarados é uma das causas da incidência do câncer de pele dentre os moradores dos 40 municípios da região. Localizada no circuito de cidades do interior que registram altas  temperaturas e muito sol durante boa parte do ano, Araçatuba, de acordo com registro diário publicado no site  Clima Tempo, registra no alto verão e durante ondas de calor Índices Ultravioleta (IUV), fator que mede a intensidade da radiação UV presente na luz do sol,  que vão de 6 a 7 (alto)  à  11 (extremo) entre as 12h às 18h.

“As temperaturas mais altas e o aumento da radiação UV são fatores preocupantes, especialmente no interior, onde o calor é mais intenso e as pessoas tendem a passar mais tempo ao ar livre. A primeira indicação é evitar o sol nos momentos de pico, e, caso seja necessário sair, usar protetor solar com fator de proteção mínimo de 60 e roupas que bloqueiem os raios UVA”, alerta Alexandrino, destacando que esse cuidado precisa ser redobrado dentre trabalhadores que atuam em atividades externas.

Os primeiros sinais de câncer de pele, de acordo com o oncologista,  podem ser identificados por manchas que crescem, coçam, sangram ou por lesões que não cicatrizam. “As manchas escuras que aumentam de tamanho são as mais comuns, mas também existem casos de melanoma amelanótico, que se manifesta como manchas mais claras. Qualquer lesão que não cicatriza deve ser avaliada”, explica. Ele ressalta a importância de procurar um dermatologista para um diagnóstico precoce, já que a chance de cura para os tumores de pele diagnosticados no início é de 99,5%.

A Santa Casa de Araçatuba atua como um importante centro de referência no tratamento de câncer de pele, oferecendo suporte especializado para os casos mais graves. “O dermatologista realiza o diagnóstico inicial, mas a Santa Casa recebe os pacientes para tratamentos avançados, como cirurgias e radioterapia. Esses procedimentos são essenciais, principalmente para tumores maiores ou em estágios mais avançados, onde o tratamento precoce não foi possível”, explica o oncologista.

A radioterapia, fornecida pela instituição, ajuda a prevenir o retorno do câncer, e o cirurgião oncológico da Santa Casa está preparado para realizar intervenções em casos mais graves. “Conseguimos resgatar pacientes que não tiveram a oportunidade de tratar o câncer de pele precocemente”, complementa o coordenador ao enfatizar a importância das campanhas de conscientização na prevenção do câncer de pele. “Através de reportagens, campanhas em jornais e podcasts, temos conseguido educar a população sobre a importância da prevenção. Sabemos que muitos precisam trabalhar ao ar livre, então ensinamos a se proteger com o uso de protetor solar, roupas adequadas e a evitar os horários de pico de radiação solar”.

Fábio Alexandrino lembra  que o diagnóstico precoce e a prevenção são os principais aliados na luta contra o câncer de pele, especialmente em regiões do interior, como Araçatuba, onde as altas temperaturas e a exposição ao sol são intensas durante boa parte do ano, não somente no verão.

 

Compartilhe: