15/05/2024 08:43:30 - Dia do Assistente Social: Serviço Social Hospitalar tem papel fundamental para humanização dos atendimentos

No Dia da Assistente Social, comemorado nesta quarta-feira (15), a homenagem da diretoria, da gestão médica, da diretoria clínica e da administração é dedicada às cinco profissionais que atuam no complexo hospitalar da Santa Casa de Araçatuba: Cristiane Aparecida da Silva, Edna Cinti, Eliane Cacure Pedrosa, que são responsáveis por todas as alas de internação e pelo Hospital do Rim; e Silvia Letícia Trevisolli Britto e Erica Miranda Siqueira, que atuam no Centro de Tratamento Oncológico e na Central de Radioterapia.

Um dos importantes elos das equipes multidisciplinares que atuam na assistência dos pacientes atendidos no hospital, as assistentes sociais são responsáveis pelas ações de defesa dos direitos dos pacientes, por meio de acolhimento, escuta e fortalecimento de vínculos. Trabalham em conjunto com outros profissionais, famílias, convênios e gestores da saúde regional, articulando o que for necessário para viabilizar uma desospitalização adequada e segura. O trabalho delas enriquece a política de humanização praticada na Santa Casa de Araçatuba.

As assistentes sociais também orientam os pacientes em relação aos seus direitos, como nos casos daqueles que estão em tratamentos oncológicos e renais, em relação aos benefícios assegurados por lei, e providenciam o que é necessário para garantir a segurança alimentar e de medicamentos.

Elas também são elos indispensáveis entre o hospital, que atende 40 municípios da região, os gestores de saúde e os pacientes desses municípios, em providências necessárias durante a estadia, a alta e o pós-alta hospitalar.