
No Dia Mundial do Rim, nossa homenagem àqueles que consolidaram a Santa Casa de Araçatuba como referência no tratamento renal especializado: os profissionais das equipes multidisciplinares dos vários serviços oferecidos pelo Hospital do Rim.
São quase 100 profissionais dentre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social e administrativos que se revezam em três turnos trabalhando de maneira integrada para garantir um cuidado holístico e de qualidade.
Esse esforço é necessário para que a estrutura composta por 60 máquinas de hemodiálise atenda 334 pacientes que, três vezes por semana, fazem a terapia substitutiva responsável pelo trabalho que os rins doentes já não fazem.
Com a capacitação, o empenho e a dedicação dessa equipe especializada aliados à tecnologia instalada, o Hospital do Rim realizou no ano passado 50.873 sessões de hemodiálise, 92,81% das quais para pacientes do SUS. Por ano, também são feitas em média 2.400 consultas médicas a pacientes pré-renais dos 40 municípios da região de Araçatuba.
Neste 13 de março, data que lembra a importância da prevenção em relação à saúde renal através de hábitos saudáveis e controle de doenças que incidem diretamente no funcionamento dos rins, como hipertensão e diabetes, a equipe médica do Hospital do Rim alerta sobre a necessidade de realização de exames de creatinina e urina 1 ao menos uma vez ao ano para avaliação das funções renais. O diagnóstico precoce possibilita tratamento adequado e evita complicações da Doença Renal Crônica.
A Santa Casa se orgulha do Hospital do Rim e do trabalho de seus profissionais, sempre empenhados em proporcionar não apenas tratamento especializado, mas também acolhimento e apoio emocional aos pacientes e seus familiares.
#DiaMundialdoRim #HospitaldoRim #CuidadoRenal #SaúdeHumanizada #SantaCasaAraçatuba