Notícias


13/03/2025 17:56:09 - Dia Mundial do Rim: Transplantados voltam e destacam importância do Hospital do Rim

A atuação da equipe médica do Hospital do Rim não se limita a diagnosticar pacientes renais crônicos em atendimentos no Ambulatório de Nefrologia e a acompanhar a difícil via da hemodiálise, único recurso para manter vivos os pacientes com funções renais prejudicadas pela Doença Renal Crônica, mal que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, atinge mais de dez milhões de brasileiros.

Dentre os médicos, também é realizado um trabalho para monitoramento que sustenta a esperança de homens e mulheres de todas as idades, incluindo adolescentes e crianças: colocar na lista de transplantes renais pacientes aptos a receber um rim doado, na maioria dos casos, por familiares de pacientes com morte encefálica comprovada. A pouca oferta do órgão torna a espera lenta e angustiante. O rim é o órgão com maior demanda dentre os pacientes que aguardam por transplante, somando 31.541 pacientes no país, dos quais 1.175 são crianças

Dos pacientes atendidos pelo Hospital do Rim, 70% têm perfil para entrar na fila nacional de espera por um rim”, afirma o nefrologista Guilherme Ugino da equipe médica do Hospital do Rim. Nos anos pós-pandemia do coronavírus, o Hospital do Rim registrou médias que variam de 11 a 16 pacientes encaminhados para transplantes realizados com maior frequência no Hospital Estadual de Botucatu.

No Dia Mundial do Rim, a equipe médica fez questão de levar para o evento alguns das dezenas de pacientes que o transplante renal libertou das máquinas de hemodiálise. Dentre eles, o advogado Pedro Chagas. Atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Araçatuba, ele recebeu um rim saudável em transplante realizado em 2022 sem intercorrências. Também participaram do encontro, os transplantados Fernando Vieira (2021) e Wesley Junior (2024).

 

Compartilhe: