24/11/2023 12:00:50 - Dia Nacional do Doador de Sangue:Santa Casa de Araçatuba realiza em média 350 transfusões/mês

Neste sábado se comemora o Dia Nacional de alguém que é muito importante para centenas de pacientes que a Santa Casa de Araçatuba atende todos os dias, a maioria, em urgência e emergência: o doador de sangue.

A extensão deste gesto de amor alcança muitas vidas no hospital.  Após a doação, o sangue passa por processos de fracionamento para separação de hemácias, plaquetas e os plasmas fresco congelado e o descongelado. Por tudo isso, cada bolsa de sangue doada ao Hemocentro, pode salvar até quatro vidas.

“São ao menos quatro pessoas, que vão receber através do sangue doado a chance de viver mais um dia; superar as consequências de uma doença crônica, ou quem sabe? devolver a esperança para familiares de alguém que sofreu um acidente grave”, explica a biomédica Lorine Cesário, responsável técnica pela Agência Transfusional da Santa Casa de Araçatuba.

No hospital, em média mensal, 350 pacientes precisam transfusões. Isto equivale a aproximadamente 854 bolsas de hemocomponente: que são as hemácias, as plaquetas, o plasma fresco congelado e descongelado.

“Essa quantidade necessária à demanda mensal explica porque estamos sempre anunciando que nossos estoques estão baixos e conclamando a ida de doadores de sangue ao Hemocentro”, afirma a biomédica, ao explicar que “que sempre há pessoas esperando por uma transfusão e não podem recebê-la por falta de sangue disponível: por outro lado, cirurgias podem até ser canceladas por falta de sangue”.

Seja um doador

A doação de sangue é um processo simples só precisa de algumas condições básicas como: ter idade entre 18 e 69 anos; estar com boa saúde (sem gripe ou resfriados, diarreia ou alergias) e pesar igual ou maior que 50 kg.

No dia da doação levar com documento com foto, evitar jejum (fazer refeições leves), evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, ingerir bastante água antes e após a doação.

“Neste dia do doador de sangue, nossa gratidão a todos eles. Ao mesmo tempo, pedimos a reflexão de pessoas que se enquadram no perfil necessário, para que sejam doadoras de sangue. A vida agradece”, finaliza a biomédica.