07/08/2023 11:32:18 - Lean nas Emergências: Hospital realiza primeira etapa do Programa 5s

Foi concluída nesta segunda-feira (7/8) a retirada de equipamentos, instrumentos e peças de mobiliário quebrados e demais objetos sem utilização em todos os setores da Santa Casa de Araçatuba. A remoção fez parte da primeira etapa do Programa 5s implantado no final do mês passado como uma das ações do Projeto Lean nas Emergências, uma ferramenta do Ministério da Saúde, implementada em parceria com o Hospital paulista Sírio-Libanês.

Durante uma semana colaboradores de todos os setores do complexo hospitalar foram orientados a retirarem e descartarem em área previamente demarcada no pátio do hospital, tudo o que não estivesse sendo útil aos processos de trabalho.

De acordo com a enfermeira Cristiane Santos, que coordena o Lean na Santa Casa de Araçatuba, os materiais retirados passarão agora por avaliação pelo Setor de Manutenção que vai separar dentre equipamentos, instrumentos e móveis o que é possível ser restaurado para reutilização. As peças reprovadas nesta avaliação, bem como papéis e outros objetos serão vendidos como sucata e/ou terão a destinação final adequada.

A próxima etapa do 5s será o mutirão de organização de todos os setores dentro de padrões e protocolos que visam a melhoria dos fluxos e a qualidade do trabalho dos colaboradores.