Notícias


07/05/2025 20:38:18 - Obras para implantação de 10 novos leitos de UTI Pediátrica na Santa Casa de Araçatuba estão em andamento

O secretário municipal de Saúde, dr. Daniel Martins Ferreira Júnior, o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSalesiano, prof.dr. André Ornellas, a pró-reitora Administrativa, Vanda Aparecida Guilherme de Moura, e o coordenador do Curso de Medicina, prof.dr. Antônio Henrique Poletto, realizaram visita técnica às obras de adaptação de área para expansão de leitos neonatais e pediátricos. A Prefeitura de Araçatuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o UniSalesiano são os financiadores da obra. Os recursos são da cota do município no Programa “Mais Médicos”.

Acompanhados do diretor técnico da Santa Casa, dr. Ronaldo Chideroll, do superintendente administrativo, Luiz Otávio Vianna, e da arquiteta hospitalar Gislaine Bianchi, os representantes visitaram o terceiro andar. É na ala que já abriga a UTI Neonatal 1 que será implantada a UTI Neonatal 2. Para isso, o hospital transferiu um segmento de apoio materno infantil e está realizando as obras necessárias para transformar o espaço em Unidade de Cuidados Intermediários. A mudança possibilitará a criação dos 10 leitos, 7 dos quais instalados desde 2007 na UTI Neonatal e Pediátrica, localizada no sexto andar. Esta unidade será transformada em UTI Pediátrica destinada a pacientes do 0 a 14 anos. No total, o tratamento intensivo da Santa Casa ficará com 20 leitos neonatais e 10 leitos pediátricos. “O objetivo da visita foi verificar o andamento das obras para que possamos garantir um atendimento adequado às crianças que necessitam de cuidados intensivos. Também estamos agilizando junto ao Estado a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da UTI”, afirmou o secretário municipal de Saúde.

A obra está orçada em R$ 450 mil. É esperado da Secretaria Estadual de Saúde o repasse de R$ 1,15 milhão para a compra dos equipamentos. 


A iniciativa é resultado de parceria entre a Santa Casa de Araçatuba, a Prefeitura de Araçatuba e o UniSalesiano com apoio do Departamento Regional de Saúde (DRS-2).

Compartilhe: