A diretoria do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba (PSC) inaugura nesta sexta-feira (8/3), o Núcleo de Apoio Infantil, especializado no atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). O novo serviço disponibilizado pelo PCS aos seus usuários, está localizado à Rua Tiradentes, 1290, Vila Mendonça.
“O Núcleo foi criado visando inicialmente o público autista, condição com características marcantes na comunicação, interação social e/ou alterações sensoriais. Os sinais se manifestam na primeira infância e persistem ao longo da vida”, explica a psicóloga Maria Fernanda Camilo Borges, que integra a equipe multidisciplinar da unidade. De acordo com a psicóloga, dados coletados em 2018 indicam que uma entre 36 crianças foi diagnosticada com o TEA.
Estruturado para garantir avaliação e atendimento às crianças com autismo e comorbidades, “oferecendo todo o suporte terapêutico necessário e orientações às famílias, que ficam fragilizadas e sempre têm dúvidas após a confirmação de um diagnóstico. As equipes de atendimento são formadas por psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos, dentre outros, trabalhando em conjunto para fornecer atendimento eficiente e humanizado.
“Cada criança terá um plano de atendimento exclusivo, desenvolvido após avaliações multidisciplinares, para “auxiliar no desenvolvimento da criança, para que ela adquira habilidades que estejam em déficit e tenham qualidade de vida”, afirma a psicóloga.
O Núcleo de Apoio Infantil atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 18. O serviço é exclusivo aos conveniados do Plano Santa Casa Saúde de Araçatuba.
“Estamos seguros de que mais essa entrega é um marco importante para a comunidade local e regional, pois cuidar das nossas crianças hoje, significa zelar pelo futuro de todos nós”, afirma José Wagner Trivelatto, diretor executivo do Plano Santa Casa Saúde. Ele destaca, que a nova clínica promete ser um ambiente acolhedor e inclusivo. “Por ser um centro de referência, oferece uma variedade de serviços personalizados, desde avaliações diagnósticas até intervenções terapêuticas e suporte contínuo para os pacientes e seus familiares”.
Trivelatto também destaca que a “nossa Operadora segue rigorosamente as regulamentações da Agência Nacional de Saúde Suplementar, nos termos da Lei 9656/98, e a nossa cobertura contratual oferecida está em pleno acordo com o rol de procedimentos editado pela ANS”.
Com 27 anos de existência, o Plano de Saúde Santa Casa de Araçatuba oferece aos seus usuários uma rede de serviços exclusivos, estruturada e capacitada para atender em 100% o rol de 3 mil procedimentos de baixa, média e alta complexidade regulamentados pela ANS. Pronto-Socorro, Ambulatório de Especialidades Médicas, ala de internação e sala cirúrgica ancoram a estrutura personalizada e exclusiva que o PCS disponibiliza aos usuários.
Fotos: Yago Monteiro